Palavra da presidente

Dra. Ana Paula Galvão - Palavra da presidente
A médica endocrinologista Dra. Ana Paula Galvão

Um dos primeiros traços da credibilidade alcançada pelo Mania de Saúde, ao longo dos primeiros anos, foi o reconhecimento não só dos profissionais da medicina, mas também de instituições de grande importância na área da saúde, indo desde fundações de ensino até entidades médicas. Um exemplo bastante significativo, em Campos dos Goytacazes, é a Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), que há anos marca presença em nossas páginas, seja na divulgação de eventos, congressos, ações culturais ou outras iniciativas que valorizam e fortalecem a medicina em nossa região.

Para abordar essa trajetória, nossa reportagem esteve na SFMC e ouviu a médica endocrinologista Dra. Ana Paula Galvão, que hoje preside a entidade. Formada pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC), tendo se especializado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo ainda médica da Prefeitura de Campos e docente da própria FMC, Dra. Ana Paula lembra um pouco de sua história com o Mania de Saúde, jornal que conheceu logo assim que voltou para a cidade, após a formação no Rio de Janeiro.

“Minhas memórias relativas ao Mania de Saúde remontam a essa época em que voltei para Campos, a fim de atuar como endocrinologista. Lembro que foi uma grande honra ter sido convidada para uma reportagem sobre diabetes, que ficou muito interessante na época. Aproveitamos também para divulgar meu consultório naquela ocasião. É um orgulho ver que o Mania de Saúde permanece trilhando nesse caminho de sucesso, trazendo novos médicos, chamando a atenção dos recém-formados, apresentando tudo o que há de novo na nossa cidade. É um veículo de informação que não se restringe à medicina e realiza um trabalho maravilhoso para todos nós”, disse.

Outra característica importante, segundo Dra. Ana Paula, é a forma como o jornal trata a informação. “O Mania de Saúde se distingue por trazer diversos esclarecimentos com profissionais diferentes, publicando matérias elucidativas, sempre com muita responsabilidade. A gente encontra o jornal em salas de espera de consultórios, clínicas e outros espaços comerciais, mantendo o propósito de divulgar informação séria e de qualidade. Só tenho a parabenizar por todos esses anos de existência”, declarou.

Eleita em 2023 para a presidência da SFMC, Dra. Ana Paula discorreu também sobre o futuro da entidade, que está prestes a celebrar um fato notório. “Temos uma missão muito grande agora em 2025, que é organizar o Congresso Médico da Cidade de Campos, a ser realizado em outubro. Ele é, sem dúvidas, um dos maiores eventos médicos da região, envolvendo profissionais de diferentes especialidades. Outro fato importante é que, em 2026, a SFMC completará 105 anos de fundação, sendo uma das mais antigas do Brasil. Sinto-me gratificada por estar à frente da entidade e fazer parte dessa história tão nobre e inspiradora”, afirma a presidente.

Ela lembra que, embora a SFMC tenha uma longa tradição, o grande objetivo agora é modernizá-la, a fim de criar uma ponte maior com os recém-formados. “Estamos hoje empenhados em dar um ar de modernidade à SFMC e mostrar que ela está aberta para os novos profissionais da medicina. É muito importante que eles conheçam a entidade. Quando me formei, por exemplo, um dos meus sonhos era ser associada à SFMC, especialmente por enxergar a importância daquilo que hoje os jovens chamam de networking”, conta a presidente. “O movimento associativo fortalece nossa identidade profissional, amplia nosso reconhecimento na sociedade, estimula a produção científica, aprimora nossa prática cotidiana, promove a união entre colegas e assegura a defesa e valorização da medicina, sempre ressaltando a essência e o compromisso da nossa profissão”.