Com um mercado em constante mudança, escolas devem expandir as perspectivas dos estudantes
A cada ano que passa, as famílias brasileiras sentem na pele a velocidade com a qual os jovens mudam de ideia sobre a construção do próprio futuro, deixando para trás diversos conceitos arraigados sobre emprego e renda. Se antes bastava pensar em um diploma, um concurso público ou uma vaga em determinada empresa, hoje o cenário é muito mais amplo e diversificado, levando milhares de jovens a terem sonhos distintos sobre o que fazer do seu futuro – e é nessas horas que uma escola antenada com as mudanças de mercado pode garantir ao seu filho uma formação muito mais sólida e enriquecedora.
Para abordar o assunto, o Mania de Saúde esteve no Colégio Bittencourt, que tem se destacado ao implementar uma série de mecanismos para que os jovens tenham as ferramentas necessárias para atingirem seus objetivos na vida, como revela o diretor Bruno Paes Guimarães. “A formação de um estudante, atualmente, já não é vista mais da mesma maneira. Tanto os alunos quanto as famílias reconhecem que o diploma deixou de ser a única alternativa para alcançar o sucesso profissional. Ciente disso, o Bittencourt vem trazendo ferramentas que buscam atender às necessidades de cada aluno, indo desde o preparo para o vestibular até projetos de empreendedorismo e mercado digital, feitos em parceria com profissionais de diferentes segmentos”, afirma o diretor.
Ele relata as principais iniciativas da escola nesse contexto. “Temos aqui o Vest Bittencourt, que prepara o aluno para uma carreira mais tradicional, envolvendo aulões, simulados e cursos preparatórios. O colégio possui também uma parceria com a Faculdade de Medicina de Campos (FMC), onde os alunos fazem aulas semanais e vivenciam o cotidiano da faculdade, adquirindo diversos conhecimentos sobre a carreira. Mas, paralelo a isso, temos o curso de empreendedorismo, feito em parceria com o Colabora, que abre todo o campo de visão do aluno. Ele aprende, por exemplo, a abrir uma empresa, a construir um plano de negócios, entendendo melhor as dinâmicas de mercado, entre outras questões. Tudo isso acaba fazendo parte da grade curricular do estudante, trazendo vários benefícios à sua formação”, contou.
Recentemente, por exemplo, os alunos visitaram a Charlotte Cake Shop e estavam prestes a conhecer a Usina Canabrava, evidenciando o suporte diferenciado que a escola oferece para ampliar o repertório dos estudantes. “Além das visitas educacionais, convidamos professores de fora para tratar do mercado atual, incluindo profissionais de RH, de gestão financeira e demais áreas de interesse. A ideia é preparar os jovens para esse mercado cada vez mais moderno e dinâmico, buscando parceiros que agreguem e falem a linguagem certa, a fim de complementar esse aprendizado e não sobrecarregar nossa equipe pedagógica. O objetivo é preparar os alunos para o que vem pela frente — e, quando o cenário mudar de novo, como certamente vai mudar, estaremos prontos para acompanhá-lo”.
Usamos cookies para aprimorar o site Mania de Saúde. Cookies ajudam a proporcionar uma experiência personalizada e publicidade relevante para você. Para mais informações Confira nossa Política de Privacidade.Eu aceitoPolítica de privacidade