Tratamento inovador contra o HPV

Terapia de pesquisadora mexicana elimina o vírus em 29 pacientes

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 200 tipos de HPHPVV na atualidade, sendo que alguns podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero. Justamente por isso, pesquisadores em diferentes países têm se dedicado a estudar maneiras de combater o vírus e suas consequências, visando ampliar o leque de abordagens para resguardar a saúde da população.

Um dos casos mais recentes envolve uma cientista mexicana, que desenvolveu uma metodologia promissora no combate ao HPV. Trata-se da pesquisadora Eva Ramón Gallegos, que atua no Instituto Politécnico Nacional do México e conseguiu erradicar totalmente o vírus em um grupo de 29 pacientes, por meio da terapia fotodinâmica. O tratamento, segundo a pesquisadora, consiste na aplicação do ácido delta aminolevulínico no colo do útero. Após quatro horas, essa substância se transforma em um composto fluorescente, que se acumula nas células afetadas e permite sua eliminação com um laser especial.

De acordo com Eva Ramón Gallegos, além de combater o HPV, que é o principal fator relacionado ao desenvolvimento do câncer do colo do útero, a terapia fotodinâmica também demonstrou eficácia na remoção de lesões pré-malignas em estágios iniciais da doença. Conforme as estatísticas reunidas pela pesquisadora, o HPV foi eliminado em 100% das pacientes que não apresentavam lesões pré-malignas, em 64,3% daquelas com o vírus e lesões, e em 57,2% das mulheres com lesões, mas sem a presença do vírus.

Após a notícia, Eva Ramón Gallegos foi celebrada por muitas entidades do México e de outros países, a começar pela própria Escola Nacional de Ciências Biológicas, cujos especialistas ressaltaram o trabalho da pesquisadora, que dedicou duas décadas ao estudo dessa terapia. Durante a pesquisa, o tratamento foi aplicado a 420 pacientes nas regiões de Oaxaca e Veracruz, além das 29 mulheres atendidas na Cidade do México. A expectativa é a de que o método ganhe ainda mais projeção de agora em diante, já que as estatísticas relevaram como a terapia fotodinâmica pode ser uma opção eficaz para ampliar a cobertura do tratamento contra o HPV.

Quem é Eva Ramón Gallegos?

Eva Ramón Gallegos é cientista, professora e pesquisadora da Escola Nacional de Ciências Biológicas do Instituto Politécnico Nacional do México. Com doutorado em Ciências Biomédicas, sua principal linha de pesquisa envolve a busca por tratamentos não invasivos para a erradicação do câncer do colo do útero e lesões pré-malignas causadas pelo HPV, utilizando terapias fotodinâmicas. Com uma vasta trajetória acadêmica e científica, ela se tornou uma referência na luta contra esse tipo de câncer e em métodos inovadores no combate ao HPV, sempre elogiada pelo seu compromisso com a saúde pública e o avanço da ciência no México.