A maior luta de uma mulher acontece dentro dela e se chama abuso interior. É o que afirma a psicóloga e coach Aline Horta, neste mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher. “Quando ela decide dar um passo maior em sua vida, ela começa a ouvir uma voz lá dentro. Uma voz que diz que ela não merece ser feliz e que nunca poderá ser boa o suficiente. Essa luta só terá fim quando se autoconhecer e saber lidar com suas emoções e sentimentos, seguindo em frente com o seu propósito. Se tivéssemos que escolher um nome para essa voz, a chamaríamos de ‘Voz ofensiva interna’. Se não fosse por essa luta diária que enfrentamos, tudo seria muito mais fácil e bem melhor. Entretanto, nessa batalha diária está a chave para o sucesso e para o fracasso de toda mulher. Como em todas as batalhas, alguém tem que ser o vencedor. Às vezes não é necessariamente o mais forte, mas o que resiste mais. A chave para o seu sucesso está dentro de você, Mulher”.
A psicóloga prossegue dando um exemplo claro sobre o tema. “Certa vez, assisti a um filme em que a personagem principal estava sofrendo muito por causa do fim de um relacionamento amoroso, e esse sofrimento estava a tal ponto que ela chegou ao limite de pensar em acabar com a própria vida. Ao perceber a dor daquela pessoa, eu pensava no quanto ela tinha se abandonado, se perdido e o quanto ela havia colocado a própria felicidade nas mãos de outra pessoa. Como que você coloca a sua felicidade, ou o seu bem mais precioso, que é o seu coração, nas mãos de uma outra pessoa? Não temos controle sobre a vida de uma outra pessoa. Então, por que você vai entregar a ela a autoridade do centro da sua vida? Em um mundo que tem mais de 7 bilhões de pessoas, você vai querer mesmo sofrer por uma única pessoa e que provavelmente nem te merece?”.
Aline finaliza com uma reflexão importante. “Uma das maiores causas de sofrimento da humanidade é o apego, a dependência emocional do outro, e tudo isso é fruto da falta de amor-próprio! Falta você conhecer a luz que brilha em seu interior, pois, se você permite que sua vida e o seu coração estejam nas mãos de outra pessoa, é porque sua autoestima está muito baixa. Do contrário, você não iria permitir tal situação! Diante disso, como é possível curar a dor do amor? Ou então, como aumentar o nível de amor-próprio para chegar a se amar incondicionalmente? Chegando até o centro, ao lugar onde habita a divindade que preenche todo o vazio. Parabéns pelo dia 08 de março, ‘Dia Internacional da Mulher’. A hora de seguir em frente, Mulher, é AGORA. Você merece o melhor. Repensar a vida não significa cobrar-se perfeição ou punir-se pelo que percebeu que podia ser melhor. Reavaliar-se é reconhecer que pode ser melhor e transformar-se é decidir que será. Que a luz de Jesus possa iluminar o caminhar de vocês, Mulheres, renovando suas forças e esperanças com fé!”.