Profissionais contribuem para o aprendizado além da sala de aula
Quem abrir a busca do Instagram ou do TikTok e digitar “professor” deve se surpreender com a quantidade de profissionais da educação que se tornaram grandes influencers do mundo digital. Mas nem poderia ser diferente. Com um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, os professores também passaram a utilizar a internet como uma ferramenta de transmissão de conteúdo, auxiliando diversos jovens em sua rotina de aprendizagem.
Um exemplo bastante notório é o do professor Daniel Ferretto, fenômeno no YouTube com cerca de 3,34 milhões de inscritos. Tendo iniciado a carreira como professor de matemática, Ferretto resolveu se dedicar aos concursos públicos e, em 2012, tornou-se policial federal no Rio Grande do Sul. A saudade da disciplina, porém, falou mais alto: nas horas livres, decidiu publicar conteúdos de matemática no YouTube, interagindo com a audiência e resolvendo exercícios com foco no ENEM. Hoje, ele lidera uma grande comunidade de professores na internet, realizando preparação para vestibulares de medicina, dentre muitos outros cursos.
Já quando o assunto é língua portuguesa, um dos primeiros nomes que despontam é o do professor Noslen Borges, que possui 5,14 milhões de inscritos no YouTube e 1,2 milhão no Instagram. Professor em escolas, cursinhos e pré-vestibulares por mais de 18 anos, Noslen sempre transmitiu seus conteúdos de um jeito divertido e bem-humorado. Com a popularização das redes sociais, seu carisma logo conquistou a internet e, hoje, ele possui o Clube do Noslen, onde oferece cursos voltados para o ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de reforço escolar, que é um dos grandes diferenciais desses produtores de conteúdo atualmente.
Afinal, nem sempre os estudantes conseguem tirar dúvidas com os professores fora do horário