Terapia de Casal: É a hora?

A psicóloga Noísa Rangel
A psicóloga Noísa Rangel

Saiba como a comunicação interfere na relação conjugal Vamos falar a verdade? Relacionamento conjugal não é fácil. Tem dias de muito amor, paixão, mas também dias de muitos conflitos e turbulências. A terapia de casal é um atendimento psicológico que ajuda casais a resolver conflitos, melhorar a comunicação e promover o bem-estar. É indicada quando os casais não conseguem lidar com suas dificuldades sozinhos. O psicólogo atua com o papel de intermediador entre o casal, ampliando o diálogo e a visão de mundo de ambos. As sessões costumam ser semanais com o casal, alternando com algumas consultas individuais com um dos cônjuges. O alvo é cuidar do relacionamento conjugal.

É o que nos conta a psicóloga Noísa Rangel. “Na prática da terapia de casal, vejo que um dos grandes entraves na vida a dois é a falta de comunicação. Muitos casais vivem juntos há anos, mas não sabem a Arte de se relacionar. Silenciam-se porque são analfabetos emocionais, não sabem falar de suas lágrimas, intimidade, conflitos. Casais que vivem na mesma casa, mas não vivem os mesmos sonhos, são dois estranhos. As relações superficiais não apenas destroem os romances, mas também a saúde emocional. Doenças psicossomáticas surgem em meio a conflitos conjugais. Você sabe falar de suas lágrimas? Você consegue ter uma conexão emocional com seu parceiro (a)? Pequenos atritos hoje, se não forem reciclados, tornam-se grandes ofensas amanhã. Acumulam lixo mental e depois pensam em divórcio. Pequenas fagulhas, grandes incêndios. Um probleminha aqui, outro ali, vão se acumulando e geram um problemão”, disse.

Terapia de casalNoísa cita algumas estratégias traumatizantes utilizadas pelos casais:

• Aumentar o tom de voz quando são contrariados para fazer prevalecer a razão;

• Passar sermões: excesso de palavras repetidas para tentar mudar o outro;

• Críticas excessivas: as palavras ferinas machucam intensamente;

• Comparações: parceiros comparam para diminuir o outro;

• Chantagens e punições: ameaças, sentenças, generalizações como: “você não tem jeito, não muda”;

• Emburrar-se ou calar-se: parar de falar como forma de demonstrar descontentamento ou punir o parceiro.

“Casais entram em falência não por falta de amor, mas por falta de inteligência emocional, por não saberem dominar suas emoções, por não terem uma comunicação eficaz. O diálogo inteligente é fundamental. Ninguém muda ninguém, mas podemos influenciar o outro a mudar a si mesmo. Casais inteligentes reciclam a necessidade de ser perfeito e têm coragem de pedir desculpas, de reconhecer seus erros. É possível um relacionamento saudável, mas é uma construção, um investimento diário. As relações humanas são a maior fonte de alegria do ser humano, mas, se mal construídas, podem ser a maior fonte de estresse e angústia. A terapia de casal é um ótimo recurso para o casal que encontra dificuldades para solucionar os seus problemas. É uma forma de acolhimento, num ambiente neutro, onde o casal pode expor suas questões, desabafar e construir saídas para as dificuldades. O objetivo central é auxiliar o casal a desenvolver sua comunicação a fim de lidar melhor com as situações problemáticas. E você? Sabe administrar seus conflitos conjugais? Você mantém uma comunicação saudável com seu cônjuge?”, questiona a psicóloga. Texto produzido em: 14/11/2024