5 dicas para escolher bem os seus óculos

Escolher bem os seus óculos
A administradora Najla Lessa Mansur

Escolher os primeiros óculos ou optar por um novo modelo pode parecer uma tarefa simples para a maioria dos usuários. Mas a verdade é que essa decisão envolve diversos fatores, que vão além de modismos ou questões financeiras. Basta o cliente entrar em uma ótica, por exemplo, para logo surgir uma série de dúvidas, frente à enorme variedade de lentes e armações que o mercado lança a cada ano.
Para simplificar esse processo, o Mania de Saúde procurou quem entende do assunto: a Ótica Avenida, que é referência em óculos de qualidade para toda a nossa região. A administradora Najla Lessa Mansur listou 5 dicas essenciais para não errar na hora de escolher os óculos, ajudando você a garantir conforto, estilo e funcionalidade para o seu dia a dia.

Escolher bem os seus óculos1 – Procure uma ótica de confiança. “É muito comum que o cliente se sinta inseguro ao fazer os primeiros óculos, querendo saber se o grau está totalmente correto ou qual a lente mais indicada para o seu caso. Uma ótica de confiança facilita essa escolha, pois conta com profissionais capacitados para interpretar a prescrição, orientando a escolha da armação ideal, além de oferecer as lentes adequadas para garantir o conforto e a qualidade que você precisa”.

2 – Entenda sua condição oftalmológica. “Tire dúvidas com o oftalmologista sobre seu caso, seja ele miopia, hipermetropia, presbiopia ou astigmatismo. Isso vai ajudar a compreender melhor o uso das lentes. Os profissionais da ótica também fornecem todas as orientações necessárias sobre o uso correto do modelo, proporcionando mais tranquilidade ao cliente”.

3 – Cuidado com a internet. “Há um grande risco em adquirir óculos pela internet, já que o cliente não tem o profissional para tirar dúvidas ou experimentar o modelo. Isso sem falar nos riscos quanto à escolha das lentes. As multifocais, por exemplo, necessitam de ajustes mais precisos, já que são projetadas para diferentes distâncias, ao contrário das monofocais, que atendem a um único plano visual. Ou seja: só a ótica poderá realizar a medição correta e garantir que tudo esteja perfeito, evitando desconfortos e prejuízos”.

4 – Manutenção e armazenamento. “É importante seguir as orientações dos profissionais da ótica, já que os óculos possuem especificidades quanto à limpeza. Evite o uso de produtos abrasivos ou tecidos inadequados, que podem danificar as lentes e a armação. Em caso de dúvida ou necessidade de ajustes, procure a ótica novamente para realizá-los”.

5 – Revise os óculos. “O grau dos óculos pode mudar com o tempo. Por isso, é importante manter uma rotina oftalmológica regular. Caso perceba qualquer alteração visual, agende uma nova avaliação. Em muitos casos, o cliente pode atualizar apenas as lentes. Ao adotar essa rotina, o consumidor acaba até gostando de estar sempre de óculos novos, aproveitando para variar as armações e sempre ter óculos que combinem com seu estilo no momento”.

Outro dado importante, segundo Najla, é o avanço nos tratamentos das lentes, que aprimoraram ainda mais a qualidade visual. “Hoje temos muita tecnologia envolvida na fabricação dos óculos, com lentes antirreflexo, proteção UV 100%, filtro de luz azul, entre outros recursos. Aqui, na ótica, contamos também com um laboratório de montagem digital, que permite a fabricação de lentes em até 1 hora, proporcionando mais comodidade para todos os clientes”.

Quer saber como a Ótica Avenida pode auxiliar nessa escolha? Tire dúvidas pelo WhatsApp (22) 98858-2540 e faça já os seus óculos!