
Ser bem atendido em um hospital é uma experiência que não tem preço. Em meio a todo o medo e ansiedade presentes nesse momento, o auxílio de profissionais qualificados e atenciosos pode fazer toda a diferença. Em Campos dos Goytacazes, quem tem dado exemplo nesse sentido é o Hospital Geral ProntoCardio, que dispõe de uma equipe de enfermeiros altamente especializada para garantir um cuidado de excelência ao público da região.
Presentes em todos os setores, os profissionais da enfermagem desempenham um papel crucial na dinâmica hospitalar, garantindo que cada paciente receba o tratamento adequado, independente do grau de complexidade. “O grande diferencial desse trabalho é a humanização do atendimento”, revela a Gerente de Enfermagem Tânia Lima. “Nossa equipe se dedica a compreender as dores e necessidades do paciente, bem como de seus familiares, sempre oferecendo apoio com carinho e atenção. Afinal, muitos chegam aqui bastante aflitos, o que aumenta a importância de oferecer um acolhimento de excelência para todos”, diz Tânia.

Ela ressalta, também, a eficiência em cada etapa de atendimento. “Tudo no hospital funciona de forma integrada, com uma equipe que atua em prol dos mesmos objetivos. Estou sempre supervisionando e avaliando com as coordenadoras de cada setor para que possamos garantir um atendimento de qualidade. Afinal, o paciente é admitido em nossa emergência, mas pode ser encaminhado para diferentes setores, como a UTI, a clínica médica ou o centro cirúrgico. Além disso, ele pode acabar transitando por todas essas áreas, o que exige um planejamento cuidadoso para garantir um atendimento apropriado ao seu estado de saúde”.
Suelen Paixão, Coordenadora de Enfermagem da Clínica Médica, detalha o fluxo de atendimento no setor em que atua, enfatizando a interação entre as equipes. “Na Clínica Médica, recebemos tanto pacientes da emergência quanto da UTI ou do centro cirúrgico e utilizamos o escore de News, que facilita o acompanhamento e avaliação do estado de saúde do paciente. Ou seja: com base nos sinais vitais, conseguimos identificar aqueles que necessitam de uma intervenção mais urgente, permitindo notificar o médico a tempo, para que ele possa decidir as melhores ações a serem tomadas”, afirma Suelen. “Essa agilidade é essencial para resguardar a saúde do paciente, além de aprimorar a qualidade do atendimento como um todo”.

Já na UTI, o cuidado oferecido ao paciente segue o mesmo padrão de excelência, conforme destaca Antonia Aires, Coordenadora de Enfermagem da UTI. “Nossa equipe está sempre atenta a cada detalhe, já que essa área é destinada aos pacientes mais críticos. Sendo assim, realizamos avaliações a cada duas horas, possibilitando o monitoramento de quaisquer intercorrências”, frisa Antonia. “A UTI exige muito foco e equilíbrio emocional. A vigilância do paciente deve ser sempre priorizada, assim como o acolhimento e a empatia, que são fundamentais no processo do cuidado”, acrescentou.
Quem também vive de perto essa realidade é Elienai Almeida, Coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico. “A segurança do paciente é, sem dúvidas, a nossa maior prioridade no centro cirúrgico. Além de atendermos casos emergenciais, realizamos muitas cirurgias eletivas, o que facilita um planejamento cuidadoso. Diante disso, organizamos o quadro de cirurgia segura, onde registramos cada detalhe do paciente e do procedimento, focando sempre na segurança. No centro cirúrgico, não pode haver margem para erro. Esse cuidado é essencial para deixar o paciente seguro e proporcionar uma melhor acolhida à equipe cirúrgica, estabelecendo um espaço de confiança e apoio”, complementou.

da UTI
As enfermeiras salientam, por fim, as mudanças que a direção vem realizando para trazer mais comodidade aos pacientes. “O novo andar de internação é um grande exemplo disso. São quartos amplos, modernos e equipados com tecnologia de ponta, que transformam a experiência tanto dos pacientes quanto das famílias, reafirmando o status do ProntoCardio como a grande referência de atendimento para toda a nossa região”.