Guia Michelin, pneus ou gastronomia?

Guia Michelin, pneus ou gastronomia?A Michelin é mundialmente conhecida pela fabricação de pneus de alta qualidade, mas também se destacou ao longo dos anos por sua forte ligação com a alta gastronomia. Fundada em 1889 pelos irmãos franceses André e Edouard Michelin, a empresa inicialmente se especializou na produção de pneus e produtos automotivos. “No entanto, com o intuito de incentivar o uso de automóveis e promover viagens, eles criaram uma estratégia de marketing inovadora: o famoso Guia Michelin. Lançado pela primeira vez em 1900, o ‘Guia Vermelho’, como foi chamado, começou como uma publicação voltada para motoristas, oferecendo informações sobre onde abastecer, quais eram os melhores hotéis ao longo das estradas e, claro, onde se podia encontrar boas refeições. A ideia por trás do guia era simples: incentivar o uso dos carros e, consequentemente, aumentar a venda de pneus, já que mais viagens significariam mais desgaste de pneus”, conta o empresário Wanderson Peixoto, da 900 HP, representante Michelin na região.

Guia Michelin, pneus ou gastronomia? O Empresário Wanderson Peixoto, da 900 HP
O Empresário Wanderson Peixoto, da 900 HP

Com o tempo, o Guia Michelin foi se especializando, e sua seção de restaurantes ganhou cada vez mais destaque, até se tornar a referência que é hoje no mundo da alta gastronomia, como explica Wanderson. “Os restaurantes avaliados pelo guia são premiados com as prestigiadas estrelas Michelin, um símbolo mundial de qualidade e excelência culinária. Restaurantes podem receber de uma a três estrelas, de acordo com o nível de sua cozinha. Receber uma estrela já é uma honra, mas conquistar as três é considerado o ápice para qualquer chef. Além das tradicionais estrelas, o Guia Michelin também introduziu outros selos de reconhecimento. Um deles é a ‘estrela verde’, que destaca os restaurantes que praticam a gastronomia sustentável, uma tendência cada vez mais importante no cenário culinário atual. Outro selo relevante é o ‘Bib Gourmand’, que premia restaurantes que oferecem uma excelente relação entre qualidade e preço, tornando a alta gastronomia acessível a mais pessoas”.

Atualmente, mais de 30 mil restaurantes em todo o mundo foram avaliados pela Michelin, sendo 142 deles localizados no Brasil, com destaque para o eixo Rio-São Paulo. A Michelin, portanto, transcendeu sua reputação de fabricante de pneus e se consolidou como um dos nomes mais respeitados no universo da gastronomia. Sua dedicação à excelência, seja na estrada ou à mesa, faz com que a marca continue sendo sinônimo de qualidade e prestígio tanto no setor automotivo quanto no culinário.