Com tantas mudanças, urgências, estresse e ansiedade, ouvir e compreender o nosso corpo e a nossa mente passaram a ser de extrema importância, fomentando esse olhar para o autocuidado emocional. Neste mês da campanha Outubro Rosa, a psicóloga Aline Horta fala com você, mulher, que precisa se cuidar, se tocar e, assim, se autoconhecer.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autocuidado é definido como uma atitude ativa e responsável em relação à qualidade de vida, mudando o foco para a prevenção em vez de se limitar ao tratamento de enfermidades. “Autocuidado, amor-próprio e autoconhecimento são habilidades emocionais que promovem o olhar para si mesma com compreensão e afeto, prestando atenção ao que seu corpo e mente precisam para, assim, cultivar o bem-estar físico e emocional. Colocar-se em primeiro lugar não é sinônimo de egoísmo, mas sim de autoamor. Quando você se torna mais gentil e generosa consigo, acaba se tornando assim com o outro e com as suas relações. Cuide-se! Você é importante!”, afirma Aline.
Com pequenas ações de autocuidado no dia a dia, podemos valorizar o “eu” e cuidar da nossa saúde emocional. Dessa forma, elevamos a energia vital, desintoxicamos o corpo e a mente e aumentamos a autoestima, como prossegue a psicóloga. “Além disso, diminuímos gastos com a saúde e prevenimos doenças físicas e transtornos emocionais. A prática do autocuidado emocional é a mais poderosa ferramenta que temos para cultivar a qualidade de vida e, assim, valorizar o “eu” na saúde emocional. Você é importante demais. Portanto, o autocuidado precisa ser sua principal prioridade. Promover o autocuidado emocional no seu dia a dia tem relação com o autoconhecimento e a conexão com as suas emoções. Esse processo pode não ser muito simples para algumas pessoas e, nesses casos, o auxílio de um profissional da área de psicologia é fundamental para conseguir cuidar do manejo adequado das suas emoções positivas e negativas. As sessões de terapia são um acompanhamento contínuo que permite o aprofundamento nos seus sentimentos e padrões de comportamento, além do entendimento sobre como cuidar das emoções de maneira saudável e equilibrada. Alinhando suas expectativas com foco nos benefícios de uma vida mais leve e saudável. Estou aqui para te ajudar”.