Laboratório Plinio Bacelar anuncia incorporação do LVT Medicina Laboratorial
Quando o médico Dr. Plinio Bacelar da Silva inaugurou seu próprio laboratório, em 1942, rapidamente foi celebrado por muitos colegas de profissão. Entre eles, estava o também médico Dr. Paulo Travassos Filho, que por muitos anos trabalhou ao lado de Dr. Plinio e acabou fundando seu próprio laboratório, em São Pedro da Aldeia. O que ambos talvez não imaginassem era que suas trajetórias um dia se entrecruzariam novamente.
Pois foi isso que aconteceu, no início de agosto, quando o Laboratório Plinio Bacelar anunciou a incorporação do Laboratório Dr. Vitor Travassos, localizado em Cabo Frio. Agora, ele passa a integrar a estrutura do Laboratório Plinio Bacelar, que assim expande sua presença na região e mantém vivo o legado de dois grandes profissionais da medicina fluminense.
Para abordar a novidade, o Mania de Saúde ouviu Dr. Carlos Mothé Bacelar da Silva, Diretor Geral do Laboratório Plinio Bacelar, que destaca como a incorporação do Laboratório Dr. Vitor Travassos reflete uma história marcada pelo pioneirismo e pela inovação. “É muito satisfatório dar continuidade ao legado de dois profissionais tão importantes para a nossa medicina. Dr. Paulo Travassos Filho trabalhou junto com meu pai, atuando como consultor médico bem no início do laboratório. Ele era muito conhecido na cidade, especialmente por ter sido professor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC). No meado da década de 1970, foi pioneiro ao inaugurar o então Laboratório de Análises Clínicas Travassos, em São Pedro da Aldeia, que posteriormente foi levado e expandido para Cabo Frio, pelas mãos do médico Dr. Vitor Travassos, seu filho. Desde então, o Laboratório Dr. Vitor Travassos, também conhecido como LVT Medicina Laboratorial, tornou-se referência para diferentes municípios, tendo chegado recentemente à terceira geração da família, o que também ocorreu com o Laboratório Plinio Bacelar. Isso explica por que a incorporação do LVT pode ser vista como um grande marco em nossa história”, afirma.
De acordo com Pedro Bath Bacelar da Silva, um dos Diretores do Laboratório Plinio Bacelar, a incorporação do LVT Medicina Laboratorial seguiu o modelo M&A (Mergers and Acquisitions – Fusão & Aquisição), que busca consolidar operações para oferecer serviços de melhor qualidade. “Para atingir esse objetivo, fizemos inicialmente uma reestruturação, tanto da parte técnica quanto da parte administrativa, enfatizando a parte de gestão. Em seguida, integramos o LVT ao sistema do Laboratório Plinio Bacelar, gerando assim maior segurança e controle das operações. Além desse trabalho interno, estamos também realizando uma reestruturação externa, modernizando as instalações de acordo com o modelo de arquitetura utilizado pelo Laboratório Plinio Bacelar, proporcionando modernidade e conforto aos pacientes”, ressalta.
Conforme relatado pelo Dr. Renato Bath Bacelar da Silva, Responsável Técnico do Laboratório, esse trabalho envolveu também uma série de treinamentos com todas as equipes, visando a melhoria contínua de cada setor. “A ideia agora é expandir a atuação do laboratório com a oferta de novos exames, incluindo genética e biologia molecular, além de maior agilidade na entrega dos laudos. Os pacientes agora têm acesso aos resultados no mesmo dia, seguindo o padrão de excelência do Laboratório Plinio Bacelar, que dispõe da mais avançada tecnologia robótica para garantir ainda mais precisão e qualidade aos exames”.
A incorporação do LVT Medicina Laboratorial, segundo a direção, já começa a dar resultados, devido ao aumento na demanda de exames e no número de pacientes atendidos. “A próxima etapa será expandir a atuação do laboratório em todos os níveis, seja na modernização das outras unidades, seja na busca por novos convênios. Afinal, ele é sediado em Cabo Frio, mas conta com abrangência em outras cidades, como São Pedro da Aldeia e Búzios. Tudo isso, é claro, preservando o legado do LVT Medicina Laboratorial, que está profundamente conectado à nossa trajetória, visando sempre oferecer o máximo de qualidade aos pacientes de Cabo Frio e de toda a região”.