ProntoCardio – Cuidando da sua saúde com dedicação e excelência

ProntoCardio -  Dra. Manuelle Huguenim
Dra. Manuelle Huguenim

O Hospital Geral ProntoCardio destaca-se pela qualidade excepcional de sua equipe de assistência e pela segurança oferecida aos pacientes, sendo reconhecido como um hospital geral de referência na região. Localizado no centro de Campos dos Goytacazes, o ProntoCardio tornou-se um ponto de confiança para a população que busca atendimento humanizado, com agilidade na resolução de seus quadros clínicos e cirúrgicos, focado na qualidade do atendimento e conforto de seus pacientes.

É o que nos conta a Diretora Médica Dra. Manuelle Huguenim. “A segurança do paciente é um dos pilares do ProntoCardio. A implantação de Protocolos Clínicos é fundamental para garantir que todos os procedimentos sejam realizados com a máxima precisão e com o mínimo de risco ao paciente. O hospital investe em tecnologia de ponta e em práticas de controle de infecções e higiene, proporcionando um ambiente seguro para todos os seus usuários”, afirma Dra. Manuelle. “Nossa equipe assistencial é composta por profissionais altamente qualificados. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e sua equipe multiprofissional trabalham em sinergia para garantir o melhor cuidado possível. Com foco em Educação Continuada, nossos profissionais estão em constante qualificação, assegurando que a equipe esteja sempre preparada para lidar com as mais diversas situações emergenciais”, acrescentou.

ProntoCardio -  Dr. Antonio Santarém
Dr. Antonio Santarém

No Pronto Atendimento, segundo Dra. Manuelle, o ProntoCardio dispõe de médicos clínicos e sobreaviso de especialidades como Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Urologia e Ortopedia, com especialistas sempre de prontidão para atender os pacientes que requerem atenção especializada. Além disso, a conexão direta entre a emergência e a UTI facilita a interação entre as equipes, assegurando o cuidado contínuo e ágil aos pacientes. A rapidez no atendimento e a resolutividade dos casos, inclusive, são os grandes diferenciais da instituição, que oferece o máximo de excelência desde a triagem inicial até a alta hospitalar, como frisa a Diretora Médica.

“O ProntoCardio está realizando significativos investimentos em infraestrutura e qualidade. Recentemente, foi inaugurado um novo andar, que ampliou a capacidade de atendimento, proporcionando um ambiente ainda mais moderno e confortável para os pacientes e familiares. É o início de uma série de melhorias planejadas. A expectativa é que essas mudanças fortaleçam a posição do hospital como referência na região, beneficiando todos os pacientes. É uma grande honra fazer parte de toda essa transformação como Diretora Médica do Hospital Geral ProntoCardio”, disse.

Um exemplo que demonstra essa eficiência é o atendimento a infecções das vias aéreas (IVAs), que figuram entre as principais demandas nas emergências e pronto-atendimentos em todo o Brasil, especialmente durante o inverno. Nas últimas semanas, houve um aumento nos casos de pneumonias atípicas no país, com pacientes apresentando uma rápida piora clínica e radiológica, evoluindo para quadros de maior gravidade, conforme revelam Dr. Antonio Santarém e Dr. Alexandre Aguiar, que estão à frente da UTI do Hospital Geral ProntoCardio.

ProntoCardio - Dr. Alexandre Aguiar
Dr. Alexandre Aguiar

“Tivemos dois casos recentes de pneumonias atípicas tratados com sucesso no hospital. Foram duas pacientes jovens, sem comorbidades, admitidas na emergência com quadro de tosse, cansaço e febre. Através de uma tomografia computadorizada de tórax, verificamos que ambas tinham comprometimento pulmonar moderado, compatível com pneumonia atípica. Em menos de 48h, elas apresentaram piora clínica e radiológica agressiva, sendo transferidas para a UTI, onde foram acolhidas pela equipe do setor, que trabalhou incessantemente para a recuperação dessas pacientes. Na UTI, elas receberam não só os cuidados da equipe multidisciplinar (Médicos Intensivistas, equipe de Enfermagem, Fisioterapeutas, Nutricionistas, entre outros), mas também de Médicos especialistas (Pneumologista, Infectologista, Cirurgião Torácico, entre outros), além de recursos materiais de primeira linha (medicamentos, insumos, equipamentos). Após cerca de uma semana, ambas receberam alta, curadas e sem sequelas respiratórias. A estrutura do Hospital Geral ProntoCardio foi essencial para o resultado positivo. Sem esse suporte, o desfecho poderia ter sido diferente”, finalizam os médicos, ressaltando a excelência do atendimento aos pacientes não só com IVAs, mas com qualquer outro tipo de comorbidade, atestando o compromisso do ProntoCardio com a saúde e o bem-estar geral de todos.