Pernas saudáveis e livres de varizes!

Pernas saudáveis e livres de varizes!Houve um tempo em que as varizes pareciam inofensivas, mas hoje são reconhecidas como grandes vilãs da saúde de homens e mulheres de diferentes faixas etárias. Apesar de sua enorme popularidade, no entanto, muitas pessoas ainda subestimam o impacto das veias dilatadas no organismo, chegando ao ponto de confundir vasinhos com varizes, segundo nos conta a médica angiologista e cirurgiã vascular Dra. Paloma Miguel.

Dra. Paloma Miguel
A médica angiologista e cirurgiã vascular Dra. Paloma Miguel

“As veias varicosas, também conhecidas como varizes, são veias superficiais, anormais, tortuosas e aumentadas, que surgem com mais frequência nas panturrilhas, na parte interna das pernas, nas coxas e nos pés. Já os vasinhos, cujo nome técnico é telangiectasia, são um tipo mais brando de varizes. São pequenos vasos sanguíneos dilatados, próximos da superfície da pele. Na maioria das vezes, os vasinhos não causam dor e são inofensivos, sendo geralmente vistos como um problema apenas estético. Porém, em alguns casos, podem indicar um sinal precoce de insuficiência venosa crônica, que é uma das doenças mais prevalentes no mundo, podendo afetar a qualidade de vida e levar a complicações. Por isso, é importante consultar um médico ao notar vasinhos em alguma região do corpo, agindo preventivamente”, afirma Dra. Paloma.

Segundo ela, as diferenças entre vasinhos e varizes não terminam aí. “As varizes apresentam tamanho maior ou igual a 3 milímetros e podem se apresentar com cor azul ou roxa, também podendo ser calibrosas (grosso calibre). Em contrapartida, os vasinhos são menores, medindo até 1 milímetro de diâmetro. Eles se assemelham a uma teia de aranha e podem se apresentar com coloração avermelhada ou azulada”, ressalta a especialista. “Os principais sintomas das varizes são dores, muitas vezes percebidas como ‘queimação’ ou ‘cansaço’, sensação de peso nas pernas, inchaço, principalmente ao redor do tornozelo, coceiras e cãibras. Se não tratadas adequadamente, as varizes podem chegar a estágios mais avançados, como a formação de úlceras venosas, aumentando assim a necessidade de tratamento”.

Como tratar varizes e vasinhos?

O tratamento pode variar dependendo dos sintomas e da gravidade do caso. O principal objetivo é aliviar os sintomas, melhorar a aparência e prevenir complicações graves. “Dispomos de novas tecnologias avançadas para detecção de vasos, usando aparelhos de realidade aumentada. Os tratamentos incluem mudanças no estilo de vida, prática de exercícios físicos e avaliação especializada, com plano de tratamento específico para cada caso”, frisa a médica.

Quais os procedimentos disponíveis?

Escleroterapia: é um tipo de tratamento onde se injeta uma substância diretamente no local comprometido, “fechando” a veia e melhorando a sua aparência.

Laser transdérmico: consiste na emissão de uma luz muito forte sobre a pele, causando a contração e o fechamento das veias através do calor.

Termoablação: é um procedimento minimamente invasivo, onde um tubo pequeno (cateter) é inserido no interior da veia, levando ao fechamento da mesma devido ao calor, podendo este ser alcançado através do laser ou por radiofrequência.