Uma das maiores e mais tradicionais marcas globais de pneus, a Michelin investe em inovação em vários segmentos, como o marítimo e o médico, sem renunciar a sua experiência em mobilidade acumulada há mais de 130 anos. O plano da empresa é ampliar a atual fatia de 5% de negócios não relacionados a pneus para 20% a 30% do faturamento até 2030.
Um exemplo de produto voltado à indústria marítima é uma vela inflável, automatizada e com mastro retrátil, que vai permitir a barcos e navios utilizarem a força do vento para navegar, contribuindo assim para redução do consumo de combustível das embarcações e descarbonização do transporte marítimo.
Quem nos conta mais detalhes é Wanderson Peixoto, empresário da 900 HP, representante Michelin na região. “Em parceria com a Nasa, a Michelin forneceu pneus para os ônibus espaciais de 1981 a 2011, apoiando 135 missões. Essa parceria foi retomada recentemente para criar uma roda capaz de enfrentar terrenos inóspitos de outros planetas. A roda e pneu sem ar precisam suportar temperaturas acima de 100ºC e abaixo de -240ºC, resistir a radiações e ter tração para andar em solos soltos e muito agressivos, tudo isso sem gravidade. Na área da saúde, a Michelin lançou stents cardíacos, cintas e próteses ortopédicas e acessórios hospitalares, como o Michelin AirProne, um kit de almofadas de ar, criado para quem sofre de síndrome respiratória aguda grave, aumentando o conforto de pacientes que precisam ficar de bruços e melhora a respiração”.
Para entrar em setores tão diversos, a Michelin conta com uma estrutura global de Pesquisa e Desenvolvimento, que atua para gerar inovação, aliada a suas metas de crescimento e compromisso de manter o equilíbrio entre pessoas, planeta e performance financeira. “As pesquisas da Michelin com materiais de alta tecnologia, como polímeros avançados, têm impulsionado várias inovações, melhorando o desempenho e durabilidade dos pneus, tornando-os mais sustentáveis. A Michelin tem como meta fabricar pneus totalmente sustentáveis até 2050, ano em que pretende alcançar emissões líquidas zero carbono. Com todo esse investimento em P&D, a Michelin consegue produzir pneus que se destacam no mercado. Esses pneus, você encontra na 900HP, seu espaço Michelin e BF Goodrich em Campos dos Goytacazes-RJ”, finaliza Wanderson.