Sonoris: Fonoaudiologia no DNA

Aryta - FonoaudiologiaAryta Mancini fala ao Mania de Saúde sobre a clínica

Seguindo os passos da mãe, Eliana Mancini, fonoaudióloga conceituada na cidade, Aryta Mancini reflete as mudanças na profissão. Em entrevista ao Mania de Saúde, ela destaca o crescimento dessa especialidade, que vem evoluindo cada vez mais para garantir um melhor atendimento à população.

Mania de Saúde – Sua mãe é fonoaudióloga há mais de quarenta anos e você escolheu o mesmo caminho. Como enxerga essa passagem do tempo?

Aryta Mancini – A fonoaudiologia faz parte da minha vida desde que nasci. Cresci vendo minha mãe trabalhar e consigo ver nitidamente como a passagem do tempo foi positiva. O reconhecimento é bem maior atualmente, mas ainda vejo um longo caminho a percorrer para que a profissão tenha mais visibilidade em relação a todas as especialidades existentes. Hoje temos as áreas de atuação mais bem definidas, isso é ótimo, porque apesar de termos o conhecimento geral, conseguimos nos especializar e atuar de forma mais completa e profunda na área escolhida. Na faculdade, é comum que os alunos ingressem com interesse por alguma área específica, mas, ao se depararem com a amplitude e complexidade do que estudamos, acabam sendo atraídos para outra área completamente diferente. Isso é algo que me encanta muito na profissão: a imensa gama de possibilidades e como podemos ser úteis e fazer a diferença na vida das pessoas de tantas formas. É uma profissão muito bonita e gratificante. E mesmo eu, que de certa forma já a conhecia, me tornei cada vez mais encantada quando passei a estar inserida no estudo e na prática.

Mania de Saúde – Como é o atendimento na Sonoris?

Aryta Mancini – É dever de todo profissional fazer o melhor que pode durante a execução do seu trabalho, mas, na área da saúde, isso é especialmente importante, afinal, nossa saúde é o nosso maior bem. Temos um olhar individual para cada paciente. Mesmo que a queixa possa parecer a mesma, as necessidades nunca serão iguais. É fundamental ouvir o paciente durante o atendimento, dar atenção necessária ao que ele tem a dizer. Buscamos fazer com que todas as pessoas que chegam até a gente consigam sentir esse cuidado de caráter individual, sejam elas pacientes ou familiares, seja para terapia fonoaudiológica, adaptação de aparelho auditivo ou reabilitação auditiva. A comunicação é a base da fonoaudiologia, então, é essencial que saibamos como usar com excelência para alcançar os objetivos de quem nos procura. Refletimos a preocupação com nossos pacientes em todos os detalhes, desde a constante busca para oferecer os melhores preços e formas de pagamento, sem que isso afete a qualidade do produto ou dos serviços, até o cuidado com nosso espaço físico, com acessibilidade, sala de atendimento e de exame com tratamento acústico, para atender pessoas com necessidades especiais, que não podem ou não conseguem permanecer em uma cabine acústica. Durante toda minha vida sempre vi minha mãe com grande admiração, atuando sempre de forma sensível, sendo atenciosa e diligente. Levo isso como lição para a minha vida profissional e faço questão de que na Sonoris seja assim.

Mania de Saúde – Como a fonoaudiologia tem contribuído para a melhora da qualidade de vida dos pacientes?

Aryta Mancini – Na Sonoris, temos uma grande procura para terapia fonoaudiológica na área de fala e linguagem, seja em crianças típicas ou atípicas. Mas também temos pacientes adultos, muitas vezes com perdas auditivas significativas, que trouxeram prejuízos durante o período de desenvolvimento e aquisição de linguagem e que, hoje, com capacidade de ouvir após adaptação de aparelhos auditivos, podem ser habilitados para uma melhor forma de comunicação verbal. Na reabilitação, o paciente, por algum motivo, perdeu a capacidade de realizar algumas dessas ações. Nós buscamos devolver a ele essa capacidade. Nos casos de perdas auditivas, temos pacientes de todas as idades, que apenas com o uso dos aparelhos auditivos – com o devido acompanhamento e ajustes –, já passam a ter muito mais qualidade de vida. É comum, por exemplo, que alguns desses pacientes sejam idosos que foram gradativamente perdendo a audição. Sempre explicamos a eles que o uso dos aparelhos auditivos depende de um período de adaptação, em que a pessoa passa a ter de volta algo perdido há algum tempo, cabendo ao fonoaudiólogo devolver isso da forma mais eficaz e confortável possível. Na grande maioria dos casos, durante os ajustes, conseguimos realizar essa reabilitação, porém existe a possibilidade de o paciente ter necessidade de optar por realização de sessões de terapia para reabilitação auditiva, algo que é muito comum também para quem é usuário de Implantes Cocleares. Então, o fonoaudiólogo é capaz de capacitar ou devolver a uma pessoa ações que fazem toda a diferença em sua qualidade de vida.