E essa dor no pescoço?

E essa dor no pescoço?Médico fala sobre uma das principais queixas de dores
em pacientes

Quem nunca acordou com aquele incômodo no pescoço que atire a primeira pedra! No mundo moderno, passamos horas curvados sobre telas de computador e celulares, e o resultado são dores que insistem em nos lembrar da importância de cuidar da postura. Esse é o tema da nossa conversa com o médico neurologista e neurocirurgião Dr. Douglas Romano, que revela como manter nosso pescoço saudável e sem tensões.

Mania de Saúde – Quais são as causas mais comuns de dor no pescoço?

Dr. Douglas Romano – As principais causas de dor na região cervical são decorrentes de uma postura inadequada do pescoço, como quando mexemos no celular, computador ou vendo televisão, por exemplo. Manter-se assim por algumas horas pode levar a um quadro de dor nessa região. Outra causa importante é o sedentarismo.

Mania de Saúde – Como posso aliviar a dor no pescoço em casa?

Dr. Douglas Romano – Compressas com água quente podem aliviar sintomas de dor na região cervical decorrentes de uma contratura muscular ou até mesmo traumas leves.

Mania de Saúde – Quando devo procurar um médico?

Dr. Douglas Romano – Dores que persistirem por alguns dias, ou então se são muito intensas. Se essas dores são acompanhadas de irradiação para os braços, ombros ou região do trapézio. Fraqueza nos braços e nas mãos.

Mania de Saúde – Quais sinais indicam que a dor no pescoço pode ser mais grave?

Dr. Douglas Romano – O paciente deve estar atento para os sintomas que podem estar associados às dores, como fraqueza nos braços e nas mãos, dormência nos braços, uma dor que irradia do pescoço até a mão.

Mania de Saúde – Quais exames podem ser necessários para investigar a causa da dor no pescoço?

Dr. Douglas Romano – Contamos hoje com exames complementares que avaliam todos os elementos da coluna cervical, ossos, nervos, ligamentos, discos intervertebrais. A radiografia e a tomografia de coluna cervical são exames que avaliam melhor as estruturas ósseas, são mais acessíveis e podem mostrar doenças que precisem de avaliação complementar. A ressonância de coluna cervical é o exame mais detalhado dessa região, permitindo a visualização dos discos intervertebrais e ligamentos.

Mania de Saúde – Quais são os tratamentos disponíveis?

E essa dor no pescoço?Dr. Douglas Romano – Existem várias formas de tratamento, que devem ser individualizadas para cada paciente e sua doença específica. Pode-se fazer infiltrações para alívio da dor, cirurgias para artrodese (fixação de um segmento da coluna) para doenças mais graves e complexas. Lembrando que, na maioria dos casos, mudanças nos hábitos de vida (melhora na alimentação e prática de atividade física) e a reabilitação (fisioterapia, RPG, Pilates) promovem melhora na qualidade de vida do paciente, fazendo-o retornar às atividades cotidianas sem dor e limitação.