Atenção à saúde auditiva na volta às aulas!

Atenção à saúde auditiva na volta às aulas!O período de volta às aulas traz consigo um conjunto extenso de tarefas, exigindo dos pais a organização do material escolar, a garantia dos uniformes e o gerenciamento da rotina de estudo de seus filhos, dentre muitas outras responsabilidades. Mas um cuidado que não pode passar despercebido ao longo desse processo é a saúde fonoaudiológica e auditiva da criança, que requer uma atenção maior para não comprometer o seu desempenho escolar.

Para abordar o assunto, o Mania de Saúde ouviu Aryta Mancini e Eliana Mancini, gestoras da Sonoris Campos. Elas revelam como é feito esse acompanhamento junto aos pequenos. “Antes de tudo, é crucial observar a evolução da fala dessa criança e se ela está alinhada com o desenvolvimento cronológico esperado para sua idade. Caso ela tenha algum distúrbio de fala, como troca de fonemas, é importante realizar uma avaliação, porque a alfabetização com trocas na fala pode resultar em complicações mais sérias, indo muito além da dislalia inicial”, frisam as gestoras. “Isso porque a criança passa a trocar também na escrita e isso acarreta um dano ainda maior, que é a dislexia, trazendo dificuldades de leitura e compreensão de texto. É necessário, portanto, fazer uma intervenção precoce e garantir o tratamento adequado desses distúrbios, a fim de promover um melhor desenvolvimento”, afirmam.

Atenção à saúde auditiva na volta às aulas!
Eliana Mancini e Aryta Mancini, gestoras da Sonoris Campos

Outra medida importante é a avaliação da saúde auditiva, que deve ir muito além do teste da orelhinha, como lembram as gestoras. “O teste da orelhinha é um exame obrigatório e ajuda a detectar problemas auditivos logo após o nascimento da criança. No entanto, ele só consegue identificar perdas auditivas consideráveis, deixando de detectar perdas leves ou moderadas. Para uma criança em idade escolar, que está experimentando os sons pela primeira vez, essa é uma questão crucial, já que perdas auditivas leves ou moderadas podem ser bastante prejudiciais ao seu processo de aprendizagem”, orientam Aryta e Eliana. “Muitos pais fazem o teste da orelhinha e, ao obterem um resultado positivo, costumam achar que está tudo bem. Mas a criança pode, sim, ter uma perda auditiva leve e isso passar despercebido. Até porque ela acaba se acostumando a essa condição. Só que essa perda auditiva dificulta a absorção do conteúdo em sala de aula, sem que ninguém perceba a origem do problema”.

É nessas horas, como alertam as gestoras, que muitas crianças acabam sendo diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando tratamentos complexos para um problema que, muitas vezes, teria uma resolução mais simples. “Até porque nem todo comportamento atípico é necessariamente sinal de TDAH ou TEA. Às vezes a criança fica agitada ou introvertida porque não está ouvindo direito. Já vimos muitos casos de crianças com perda auditiva unilateral, por exemplo, que tiveram o rendimento escolar prejudicado devido à carteira que ocupavam em sala de aula, cuja posição rente à parede dificultava a compreensão dos sons. Às vezes perde-se muito tempo para fazer essa correção, afetando diretamente o aprendizado do aluno”.

Todo esse cuidado, segundo as gestoras, torna-se ainda mais relevante diante do expressivo número de crianças afetadas pela pandemia e que hoje demonstram defasagem em diferentes áreas do desenvolvimento. “Por isso, na Sonoris Campos, temos feito um trabalho muito especial para o público infantil, que necessita de um olhar especializado não só para corrigir problemas de fala ou perdas auditivas, mas até mesmo para descartar eventuais suspeitas, dando mais tranquilidade aos pais e garantindo um futuro saudável a todos”.

A Sonoris Campos está localizada à rua Voluntários da Pátria, 185, ao lado do Centro de Saúde e atende pelos telefones (22) 3025-5266 e (22) 99808-8313. Agende uma visita!