Ter uma equipe de médicos em que você possa confiar a sua saúde ou a do seu familiar, sendo bem atendido e podendo tirar dúvidas a qualquer momento, pode ser um sonho para a maioria das pessoas. Mas, no interior fluminense, ele vem se tornando realidade por meio da Insalus, o primeiro serviço de Concierge em Saúde de Campos e região, que há pouco mais de três anos vem revolucionando o modelo de assistência clínica e hospitalar na cidade.
Fundada pelos médicos intensivistas Dr. Alexandre Sá e Dr. Felipe Barbosa, a Insalus adota o conceito de concierge medicine, bastante popular nos Estados Unidos, trazendo uma abordagem centrada no paciente, com cuidado adaptado às necessidades de cada pessoa. Isso significa que, em vez de filas de espera e consultórios lotados, o paciente é atendido em casa ou em consultório, dentro do seu tempo, podendo ter acesso integral à equipe médica, que também presta toda a assistência em casos de hospitalização ou após a alta hospitalar.
Para isso, a Insalus reuniu profissionais de diferentes especialidades, que trabalham dentro da mesma filosofia, com o intuito de oferecer um atendimento personalizado – e sem pressa – ao público da região. É o caso, por exemplo, do médico nefrologista Dr. Marcelo Paes Menezes Filho, que recentemente passou a integrar o corpo clínico da empresa.
“O convite para integrar a Insalus me deixou muito feliz e satisfeito, pois compartilho da mesma visão de Dr. Alexandre e Dr. Felipe quanto à assistência prestada ao paciente, bem como à própria medicina em si”, afirma Dr. Marcelo. “Eu enxergo a proposta da empresa como algo muito alinhado àquilo que realmente acredito em termos de qualidade na assistência médica, pois a Insalus cuida dos pacientes de uma forma muito próxima e muito atenciosa. Essa abordagem se aproxima bastante do que eu acredito ser uma medicina humanizada, com ênfase em resultados, fortalecendo minha motivação em fazer parte desse projeto junto com Dr. Felipe e Dr. Alexandre”, disse o nefrologista.
Formado pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC), com residência em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e residência em nefrologia, com ano adicional e doutorando em transplante renal pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Dr. Marcelo explica como sua atuação favorece o trabalho da empresa.
“Nossa demanda abrange pacientes que passaram por internações prolongadas ou que enfrentam problemas complexos na hospitalização, necessitando de uma atenção mais abrangente para alcançar resultados mais satisfatórios. A nefrologia, nesse contexto, vem somar bastante ao atendimento, pois é uma especialidade com uma abrangência enorme, que traz um olhar mais completo para a saúde do indivíduo. Essa formação beneficia em muito o processo do cuidado, trazendo diversos benefícios para o paciente como um todo”, declarou Dr. Marcelo.
Ele ressalta, por fim, a importância do acompanhamento nefrológico, que muitas vezes é ignorado pelo público. “A consulta regular com o nefrologista é fundamental porque, muitas vezes, os pacientes apresentam comorbidades que não foram diagnosticadas a tempo – e a descoberta da doença renal se dá em estágios avançados, nos quais as opções de tratamento ficam bastante restritas, deixando a diálise como única alternativa viável”, frisa o médico. “A Sociedade Brasileira de Nefrologia, inclusive, vem buscando difundir esse conhecimento, trazendo mais informações para conscientizar o público sobre a importância do acompanhamento com o nefrologista, especialmente para pessoas com hipertensão ou diabetes. A implementação dessa estratégia facilita o diagnóstico precoce, reduzindo riscos e promovendo mais qualidade de vida ao paciente”.