Esporte na praia

Esporte na praiaConfira dicas sobre como se exercitar de forma segura

As praias são um cenário encantador para a prática esportiva, oferecendo uma combinação perfeita de sol, mar e areia. No entanto, enquanto nos divertimos com atividades como vôlei, surf e natação, é crucial não negligenciar a saúde dos nossos ombros e cotovelos, partes frequentemente sobrecarregadas durante essas atividades. Lesões nestas áreas podem ocorrer devido a movimentos repetitivos, posturas inadequadas e falta de preparação. Confira algumas dicas para evitar problemas no seu momento de lazer!

1. Aquecimento Adequado

Antes de mergulhar nas atividades esportivas na praia, reserve alguns minutos para realizar exercícios de aquecimento. Movimentos simples, como rotação dos braços, alongamentos para ombros e cotovelos, podem aumentar a circulação sanguínea e flexibilidade, preparando os músculos e articulações para a atividade física.

Esporte na praia
O médico Ortopedista e Traumatologista Dr. Luis Eduardo Abilio, especialista em Ombro e Cotovelo pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO-RJ)

2. Técnica Correta

Dominar a técnica adequada para cada esporte é crucial para evitar lesões. Receber orientação de um instrutor qualificado pode ajudar a aprender os movimentos corretos, garantindo que você não sobrecarregue desnecessariamente os ombros e cotovelos durante a prática esportiva.

3. Fortalecimento Muscular e Flexibilidade

Incorporar exercícios de fortalecimento muscular específicos para os músculos do ombro e cotovelo pode reduzir o risco de lesões. Exercícios com pesos leves ou elásticos podem fortalecer essas áreas, enquanto exercícios de alongamento ajudam a manter a flexibilidade.

4. Descanso e Recuperação

Não ignore os sinais de fadiga ou dor. O descanso é fundamental para a recuperação muscular e prevenção de lesões. Se sentir qualquer desconforto persistente, é aconselhável interromper a atividade e buscar orientação médica.

5. Uso de Equipamento Adequado

Certifique-se de usar equipamentos adequados para a prática esportiva na praia. Por exemplo, no vôlei de praia, escolha uma bola adequada e use proteções para os cotovelos, se necessário. Se for surfar, verifique se a prancha está em boas condições.

Outra prática bastante demandada hoje em dia, mas merece atenção do público, é o beach tennis, que acaba gerando lesões em muitos praticantes, conforme já relatou ao Mania de Saúde o médico Ortopedista e Traumatologista Dr. Luis Eduardo Abilio, especialista em Ombro e Cotovelo pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO-RJ). “Por ser um esporte em que os movimentos são aéreos, acima da cabeça, as lesões têm uma incidência maior nos ombros e cotovelos, muito parecido com tênis. Para um tratamento adequado é imprescindível o diagnóstico certo da patologia, já que existem muitas possibilidades de lesões, para a partir daí definirmos a conduta. Os praticantes, por medo, acabam continuando a praticar esporte mesmo na eminência de dor, ou não procuram primeiro o especialista de ombro e cotovelo e as lesões vão se agravando. Negligenciar uma dor leve ou um simples desconforto pode agravar a lesão e, principalmente, mudar a conduta no tratamento”.