O Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, sempre foi uma data marcante para a profissão e, evidentemente, para o Mania de Saúde. Isso porque, desde o seu primeiro número, lançado em 01 de junho de 1991, o mensário logo se tornou o principal porta-voz da classe médica em nossa região, sendo o primeiro e maior mensário especializado em marketing médico de todo o interior do Estado do Rio de Janeiro. Era natural, portanto, que os mais diferentes profissionais da medicina figurassem em nossas páginas para parabenizar a classe pela passagem do seu dia.
O costume, inaugurado já no primeiro ano de Mania de Saúde, acabou atraindo a atenção de diferentes órgãos e entidades de classe, que passaram a divulgar eventos relativos à data em nossas edições. Todo esse movimento, na época, fez com que Sylvio Muniz, fundador do Mania de Saúde, dedicasse uma edição especial para celebrar o Dia do Médico, passando a contemplar também o Dia do Dentista, em 25 de outubro, além do Dia do Fisioterapeuta, em 13 de Outubro, abarcando um número maior de profissionais.
Além de informes publicitários e anúncios institucionais, portanto, o jornal se dedicou à realização de entrevistas com profissionais dessas respectivas áreas, buscando sempre refletir os desafios de cada profissão, a fim de inspirar os jovens que sonham em seguir carreira na área da saúde.
Com o passar do tempo, as matérias relativas ao Dia do Médico, Dia do Dentista e Dia do Fisioterapeuta passaram a ser veiculadas na edição de outubro, seguindo as modernas resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM), que passou a exercer ainda mais vigilância na divulgação de conteúdos médicos – vetando, por exemplo, a participação de profissionais da medicina em homenagens como “médico do ano”, que era uma das principais razões de ser do caderno especial criado por Sylvio Muniz.
Sempre zelando pela imagem dos profissionais, o Mania de Saúde abraçou a causa do CFM e, em 2011, distribuiu várias cópias da então Resolução nº 1.974/2011 do CFM para diversos parceiros e clientes, além de trazer matérias abordando as mudanças estabelecidas pela entidade, reforçando assim a excelência do nosso conteúdo jornalístico, pautando nossa linha editorial em consonância com as normas éticas definidas pelo CFM.
Agora, mais uma vez, o Mania de Saúde parabeniza a todos esses profissionais pelos seus respectivos dias, renovando o eterno compromisso de estar sempre ao seu lado.
Mês de comemoração para os profissionais de saúde
Atualmente, o país conta com cerca de 546 mil médicos ativos, segundo números de dezembro de 2022 da Demografia Médica no Brasil, elaborada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Todos eles celebram o seu dia em 18 de outubro, data que está relacionada ao Dia de São Lucas, o padroeiro dos médicos. Isso porque, além do seu papel religioso, São Lucas também era médico, o que motivou a celebração destes profissionais de saúde no mesmo dia da festa em sua homenagem.
Já o Conselho Federal de Odontologia (CFO) estima que o Brasil tenha cerca de 384 mil cirurgiões-dentistas cadastrados no sistema CRO/CFO em todo o país. Eles celebram a data dedicada à classe em 25 de outubro. Ela foi escolhida devido à publicação do decreto nº 9.311 em 1884, que marcou a criação dos primeiros cursos de Odontologia no Brasil.
Quanto à fisioterapia, conforme artigo veiculado pelo portal do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), hoje existem cerca de 240 mil fisioterapeutas no país. O Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, em 13 de outubro, foi criado através do Decreto-Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, que regulamentou a atividade desses profissionais, que vêm alcançando cada vez mais espaço em nosso contexto de saúde.
A todos eles, os nossos parabéns!