Sesc Grussaí a todo vapor

Sesc Grussaí a todo vapor

Unidade em São João da Barra movimenta a economia do município

O Sesc Grussaí, em São João da Barra, no Norte Fluminense, foi reaberto em dezembro do ano passado sob administração do Sesc RJ. Maior unidade do Sesc no país, a Grussaí foi inaugurada em 1979 e era administrada pelo Sesc MG, mas foi fechada em maio de 2020 por conta da pandemia. Em abril de 2022, o Sesc RJ assumiu a unidade e vem reativando paulatinamente suas atividades, nas áreas de bem-estar social, cultura e lazer.

Com 1,8 milhão de metros quadrados, o complexo de turismo e lazer tem capacidade para acomodar 2.500 pessoas. Além de hotel com 200 leitos, sua infraestrutura conta com restaurantes, bares, piscinas, quadras, campos de futebol, lagos fontes, parques infantis, pista de skate e de patinação, anfiteatro ao ar livre, sala de convivência, sala de leitura, espaço brincante, sala de vídeo, salão multiuso, espaços para oficinas de arte e tecnologia, praças e muita área verde.

Em março, o hotel passou a oferecer a modalidade day-use para receber os visitantes interessados em passar o dia na unidade e aproveitar as atividades oferecidas pela equipe do Sesc. Outra atividade iniciada, em abril, foi o Trabalho Social com Idosos (TSI), projeto que promove a qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos. As atividades promovem o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, priorizando a socialização, a valorização da autoestima, a reconstrução da autoimagem e possibilitando a autonomia e o exercício da cidadania.

Além de turismo e lazer, a instituição realizará atividades de educação, cultura, saúde e assistência à população. A volta da unidade não foi um estímulo apenas para o lazer e o turismo na região. A economia local também foi favorecida com a geração de 176 postos de trabalho e a contratação de 1.169 fornecedores, comprovando a importância e a contribuição do Sesc no desenvolvimento regional. A criação de novos empregos beneficiou, principalmente, a população de São João da Barra, já que 106 cargos (cerca de 60%) são ocupados por moradores do município. Outros 68 colaboradores contratados são provenientes de Campos.

“O nosso grande objetivo, além de proporcionar mais uma opção de lazer aos comerciários, é reaquecer a economia da região, contratando profissionais e empresas qualificadas para nos ajudarem a reerguer o Sesc Grussaí”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Segundo a gerente-geral Christiane Caetano, o Sesc Grussaí fechou o primeiro trimestre de funcionamento sob a administração do Sesc RJ com 74% de quartos ocupados, com pico de 88% em alguns períodos. Atualmente, o local opera com 145 unidades habitacionais, entre apartamentos e chalés. Para as férias de julho, serão disponibilizados mais 38 quartos. Os números são promissores e reafirmam o potencial turístico de São João da Barra. De acordo com a administração municipal, a alta temporada movimentou R$ 25 milhões nos diversos segmentos do comércio e de serviços. Saiba mais sobre o Sesc Grussaí em https://www.sescrio.org.br/hoteis-sesc/hotel-sesc-grussai/.