Conheça as diversas modalidades de competições da prática
Após o período de restrições da pandemia tem aumentado a procura por esportes em contato direto com a natureza. Com maior ou menor proximidade, você certamente já ouviu falar da prática off road e faz ao menos uma mínima ideia do que a define ou o básico para começar, certo? Mas você sabe dizer algo a respeito das diversas modalidades de competições, quais veículos podem participar e do que você precisa para se aventurar nesse mundo?
Derivado do termo em inglês, em que a tradução literal significa “fora de estrada”, o off road pode ir muito além do seu significado. Muito usado para designar qualquer prática realizada fora da pavimentação e frequentemente em lugares de difícil acesso, veículos com apelo de aventura nem sempre têm as características reais que uma aventura dessa natureza exige.

Quem nos fala mais sobre o assunto é o empresário Wanderson Peixoto, da 900 HP, representante Michelin na região. “Nas competições e na prática do off road, normalmente as categorias variam entre carros e caminhonetes, motocicletas, quadriciclos, caminhões (sim, caminhões 4×4 na brincadeira também), UTV — esse último sendo o mais peculiar, um veículo multitarefa, também chamado de Side-by-side, com funcionamento e estrutura similar à dos quadriciclos. Importante ressaltar mais uma vez, porém, que há diferenças e muitas regras que separam conceitualmente as competições profissionais da prática amadora. Durante as expedições de fim de semana, o condutor deve contar com vários itens que o ajudarão a superar os desafios da estrada, mas é ele quem define essa rota”.
Wanderson prossegue fazendo a distinção. “É importante que você esteja a bordo de um legítimo carro off road, com tração nas quatro rodas e que conte também com a robustez digna deste tipo de aventura. Entenda que, ao enfrentar um mundo de desafios, é preciso estar sempre preparado para ocorrências como atolamento, derrapagens e resistência para aclives e declives — onde o 4×4 se destaca com as suas características projetadas para a prática. Mais do que isso, é importante saber quais são os itens básicos para uma aventura off road. Nunca saia por aí sozinho sem uma prancha de desatolamento, sem cintas de reboque, infla e veda de pneus, por exemplo. É com a posse desses equipamentos que você nunca ficará na mão. Avalie sempre antes de uma trilha a condição da suspensão, amortecedores, pneus, freios, lubrificantes, etc… numa trilha, são sempre levados a um trabalho mais intenso. Se tiver dúvidas quanto à avaliação desses itens, dê uma passada na 900HP, seu espaço Michelin e BF Goodrich em Campos, na Av. 28 de março, Turf, atendendo pelo telefone (22) 99977-3900. Essa avaliação é gratuita”.
Na próxima edição, traremos mais aspectos do mundo off road, abordando os pneus adequados para a prática. Fique ligado!
Os pneus têm diferenças significativas para a prática do off road