O dia 24 de abril foi de profundo pesar para o meio educacional do Norte Fluminense. Foi nesta data que faleceu o Sr. Guilherme Augusto Bittencourt Guimarães, diretor do Colégio Bittencourt, uma das instituições de ensino mais tradicionais e reconhecidas de Campos dos Goytacazes.
Engenheiro por formação, Sr. Guilherme Bittencourt desempenhava há anos a função de Diretor Escolar, sempre mantendo o Colégio Bittencourt no patamar de excelência pelo qual se notabilizou na cidade, sendo referência para alunos dos mais diversos segmentos.
“Neste momento de profunda dor e pesar, a administração do Colégio Bittencourt manifesta aos familiares, amigos e comunidade educativa expressando as mais sinceras condolências pela partida precoce. Sua partida deixa um legado de carinho e amizades. Sr. Guilherme deixará saudades a todos”, informou a instituição, em comunicado oficial pelas redes sociais.
Por diversas ocasiões, Sr. Guilherme Bittencourt recebeu a equipe do Mania de Saúde para abordar os avanços na área da educação, sempre de forma alegre e respeitosa. Em uma delas, o diretor ressaltou a importância de o colégio ir muito além do seu papel formativo, atuando para que os alunos tivessem uma educação para a vida e não apenas para um vestibular. “A escola atual é a que forma e transforma. A educação vai além dos livros. Os pais precisam levar isto em consideração quando procuram uma escola para os seus filhos. No Bittencourt, procuramos manter a tradição de mais de 100 anos junto à modernidade, formando uma base sólida para a construção do saber e do conhecimento”.
Outro momento importante nessa trajetória foram as homenagens pelo Centenário do Colégio Bittencourt, em 2014, fato histórico para a instituição e para o município e ao qual o diretor dedicou grande atenção, ressaltando o papel da escola na contemporaneidade. “Hoje, educação com qualidade, modernização, comprometimento da equipe e respeito aos nossos alunos e pais são pilares e a garantia do caminho seguro para o desenvolvimento pleno dos educandos. Nossa grande satisfação é encontrar ex-alunos e ver que o Colégio marcou não somente conceitos intelectuais, mas também valores morais que produzem grandes profissionais e cidadãos da nossa sociedade”, escreveu o diretor, à época.
Palavras que, sem dúvidas, resumem não apenas o papel do Colégio Bittencourt no mercado educacional em nossa cidade, mas, sobretudo, à forma como Sr. Guilherme Augusto Bittencourt Guimarães guiou sua trajetória profissional, cujo legado será sempre lembrado pela instituição e, também, pela própria comunidade, que hoje se enternece pela sua precoce partida. Aos familiares e amigos, nossos mais sinceros sentimentos.