Manter-se em atividade durante a gravidez traz inúmeros benefícios
A resposta mais curta seria: sim! A gestante pode e deve fazer o Pilates, pois se trata de um trabalho de condicionamento físico global, com fortalecimento de todas as partes do corpo, como membros superiores, membros inferiores, coluna, além de mobilidade e alongamento. O Pilates é o segundo exercício mais procurado pelas grávidas, atrás apenas da caminhada.
Quem nos conta mais sobre o assunto é o professor de Educação Física, pós-graduado em Gestão, Administração e Marketing e graduando em Fisioterapia, André Lima. Ele fala, inclusive, que é possível fazer Pilates de forma remota. “Na versão online eu levei todos os fundamentos básicos do Pilates. Isso significa que, nela, nós realizamos apenas os exercícios de solo, que foi o que deu início a este método com o seu criador, o alemão Joseph Pilates. Ou seja, não estou inventando nada, é apenas uma aula onde a pessoa está dentro de casa. Nesta aula, são utilizados instrumentos que todo mundo tem no lar, como uma cadeira, um sofá, um cabo de vassoura ou um travesseiro. Mas também sugiro alguns acessórios que são fáceis de adquirir, como uma bola de Pilates, uma faixa elástica, halteres. As aulas acontecem pela plataforma Zoom e em pequenas turmas. Para se ter uma ideia, faço turmas exclusivas para gestantes e fico ao vivo mostrando os exercícios e orientando. Como estou ao vivo, consigo corrigir os exercícios, caso precise. Lembrando sempre que a gente mantém os princípios básicos do Pilates e é necessário que a pessoa tenha uma internet boa para que eu consiga vê-la de maneira abrangente. Essa ideia surgiu no auge da pandemia, quando tivemos que fechar o estúdio no lockdown. Deu tão certo, que este trabalho segue até hoje, inclusive para mulheres após o parto. Um facilitador que a internet trouxe é que, atualmente, tenho alunas em vários países, como EUA, França, Canadá e até na Arábia Saudita”, revelou.
André destaca, também, o programa Gravidez Ativa, que tem feito sucesso entre as futuras mamães da cidade. “Este outro projeto surgiu neste ano, onde reuni um grupo de especialistas como obstetras, fisioterapeuta pélvica, pediatra e consultora de amamentação e convidei algumas gestantes para fazermos um bate-papo com muita informação e troca de experiências. O sucesso foi tão grande que resolvemos manter o programa, que foi criado para trazer informação de qualidade para esta gestante. Fizemos o primeiro evento na Form Pilates. O segundo foi no Hortifruti e o terceiro já está marcado para 10/12, que será um curso mais elaborado para as grávidas. Estarei eu, mais a Dra. Rachel Tavares, médica obstetra, Dra. Barbará Juncá, médica pediatra, e a Erica Cancio, consultora de amamentação. Vamos ensinar muitas coisas para os pais, principalmente para aqueles de primeira viagem. Além das profissionais citadas acima, o nosso time de especialistas conta também com Adriana Souza, nutricionista especializada em gravidez e Vivian Ribeiro, fisioterapeuta pélvica”.