Curso de Psicologia transforma a vida da comunidade

Curso de Psicologia da UniRedentor/Afya durante uma de suas ações, que têm transformado a realidade local
Curso de Psicologia da UniRedentor/Afya durante uma de suas ações, que têm transformado a realidade local

Outra graduação que tem exemplificado a importância da extensão universitária, em Itaperuna, é o curso de Psicologia da UniRedentor/Afya. A coordenadora Renata Domingues Gonçalves Caveari de Sousa comentou alguma das ações já feitas para a comunidade.

“O curso de Psicologia oferece, através do CACI-Centro de Atendimento Clínico de Itaperuna, atendimentos psicológicos gratuitos para a comunidade em geral. É um serviço especializado, realizado pelos estagiários de psicologia. O serviço conta com um psicólogo responsável-técnico e os estagiários são orientados e supervisionados pelos professores de acordo com a abordagem escolhida”, afirma a coordenadora. “É importante ressaltar que o curso de Psicologia da UniRedentor/Afya conta com profissionais de diferentes linhas teóricas, o que favorece a ampliação da perspectiva de conhecimento do estudante, que pode optar no decorrer do curso pela abordagem que mais o interessar. Nosso curso também trabalha em parceria com as escolas do município, desenvolvendo estratégias em comum acordo com as demandas solicitadas pelas mesmas, principalmente em relação às temáticas que envolvem o relacionamento interpessoal, as questões direcionadas à orientação profissional e à saúde mental como um todo”, acrescentou.

Curso de Psicologia transforma a vida da comunidadeUnindo essa expertise em prol da comunidade, todos saem ganhando: os alunos e o município, como lembra a coordenadora. “Todo trabalho desenvolvido em parceria com a comunidade em geral amplia a relação teoria e prática para o estudante. Nesta perspectiva, o discente conta com uma formação dinâmica e integrada com o compromisso ético na prevenção e promoção da saúde no contexto comunitário. Atualmente, o curso de Psicologia também realiza a inserção dos egressos em atividades junto à comunidade, fortalecendo o compromisso institucional de integração de nossos profissionais no mercado trabalho. Para o município há o ganho na ampliação e fortalecimento das práticas que buscam gerar o cuidado, saúde e bem-estar para a população em vários espaços diferentes. Neste sentido, observa-se o impacto direto na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.