Andréa Muniz

Publisher, empresária da comunicação, jornalista, engenheira de produção. Com experiência de 25 anos à frente do Mania de Saúde.
Papo com os MÉDICOS!

Hoje eu respondo aos médicos

Andréa Muniz

Publisher, empresária da comunicação, jornalista, engenheira de produção. Com experiência de 25 anos à frente do Mania de Saúde.
Papo com os MÉDICOS!

"Devemos prometer somente o que podemos entregar e entregar mais do que prometemos." Jean Razwadowski

Hoje eu respondo aos médicos
Um bom exemplo de marketing de conteúdo, muito bem estruturado, é o da empresa Insalus Concierge em Saúde, dos médicos Dr. Felipe Barbosa e Dr. Alexandre Sá

Vou direto ao ponto, sabe por quê? Porque percebo que vários médicos e médicas que atendo ou encontro nos eventos sociais da cidade me perguntam direta ou indiretamente, além das caixinhas de pergunta do nosso instagram e direct serem bombardeadas por perguntas desses profissionais.

A pergunta que encabeça a lista das top 10 é: O que é exatamente marketing médico e de conteúdo? Sim, são duas perguntas em uma e sempre vêm juntas.

Então eu vou responder em duas etapas: 1) marketing médico e 2) marketing de conteúdo, ok?

Marketing médico é um conjunto de ações que o profissional da medicina vai utilizar para divulgar seu trabalho, vamos falar inicialmente de um trabalho local, de onde vem a maioria dos seus pacientes e adaptamos as ações para níveis regionais e nacionais com a utilização das redes sociais que ultrapassam os limites geográficos.

Esse conjunto de ações inicia-se com o posicionamento do profissional ao escolher a sua especialidade, a partir daí vamos traçar a sua persona e o seu público-alvo. Só para esclarecer, são coisas distintas. Mas fica para outro momento essa definição.

Ao se posicionar, como falamos na coluna do mês passado, realizamos um plano de marketing com todos os tipos de marketing: de conteúdo, social que gera desejo, prova social, relacionamento… e diversas outras técnicas necessárias e pontuais para o médico. Importante lembrar da imagem pessoal construída no dia a dia com ações e comportamentos pessoais.

Já o marketing de conteúdo é uma dessas ações estratégicas que o médico vai utilizar para se aproximar do seu público. Ao meu ver, o mais eficaz principalmente para os mais tímidos que não gostam de aparecer… (precisamos desdobrar esse assunto também…) e que desejam começar.

Ele é responsável pela construção de um relacionamento duradouro e beneficia tanto os consumidores quanto à sua marca. Ao oferecer conteúdo que o seu público considera útil, você mostra que sua marca (nome) é referência no mercado e, com isso, as pessoas passam a confiar na marca e a considerá-la na hora de fazer a escolha de um médico. Observem que usei o termo: construção. Popularidade difere de confiança. E confiança leva tempo para se conquistar, por isso a constância é importante. Esse modelo de marketing de conteúdo precisa ter consistência, coerência e ajudar ao seu público com os problemas deles mas atenção, é preciso mesclar os tipos de marketing, pois um perfil só com esse conteúdo fica pesado e “chato” para o público e sozinho tem pouco resultado. Você pode fazer matérias jornalísticas e posts com a solução dos problemas dos seus pacientes, se já conseguir fazer vídeos ótimo, senão, relaxe, não se compare com os colegas e vá no seu tempo. Pode também fazer as caixinhas de perguntas e lembre-se de respondê-las, quem pergunta, espera a resposta e assim você vai criando vínculo com o seu público/paciente. Apenas comece e vá fazendo ajustes durante o movimento.