O Hospital Geral ProntoCardio sempre se destacou por oferecer um atendimento resolutivo e humanizado ao público em geral. Nisso está incluso a rotina alimentar de cada paciente, que recebe um cuidado ainda maior por parte da instituição.
As nutricionistas Milena Benevides e Vanessa Barreto, por exemplo, coordenam o trabalho de nutrição do hospital e explicam como ele funciona. “Nosso trabalho é feito em conjunto, já que uma gerencia a parte de produção, definindo tudo o que será ofertado aos pacientes e aos funcionários do hospital, enquanto a outra cuida da parte clínica, estruturando o cardápio do paciente mediante o prontuário médico. Se o indivíduo tem diabetes, por exemplo, a gente vai selecionar o que pode ser ofertado a ele de acordo com as limitações impostas pela doença. Mas também há situações em que o indivíduo precisa de suplementação ou mesmo de alimentação por via enteral. Nós também fazemos esse trabalho, escolhendo cada nutriente, até que o indivíduo volte para a dieta oral e recupere suas funções”, afirmam as nutricionistas.
Para tanto, a equipe de nutrição faz visitas diárias a cada paciente, a fim de verificar a aceitabilidade da dieta, o sabor da comida, o tempero, a variedade, além de mensurar a qualidade do atendimento da equipe e do serviço de uma forma geral. “Temos uma comunicação muito próxima com os pacientes e seus acompanhantes, que podem indicar preferências, fazer pedidos, dar sugestões etc. A ideia é sempre fazer um trabalho personalizado, respeitando o histórico de cada pessoa, a fim de que ela tenha uma melhor experiência dentro do hospital. Por isso buscamos ao máximo oferecer uma alimentação prazerosa, elaborada com muito cuidado, através de uma equipe orientada para isso, incluindo cozinheiras, copeiros e garçons, que são fundamentais nesse processo”, ressaltam as nutricionistas.
A troca de informações junto aos outros profissionais de saúde do hospital, de acordo com elas, favorece ainda mais o trabalho. “Temos um constante diálogo com os médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, que sempre trazem informações importantes para o cardápio. Isso beneficia ainda mais o paciente. Ele sente que está sendo bem cuidado. Tanto que ouvimos muitos deles falando que nossa comida nem parece de hospital! Justamente pela qualidade e por respeitar suas preferências. Isso é muito gratificante. Trata-se de um trabalho muito humanizado, muito honroso, que a gente faz com muito prazer, visando sempre o melhor para o paciente e, claro, para a sua família”.
As nutricionistas Vanessa Barreto e Milena Benevides