Entenda o que é o cooperativismo

No dia 2 de julho celebra-se o dia do cooperativismo. “Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Refletindo, desse modo, uma alternativa eficaz de distribuição de renda, regularização do mercado e das relações de trabalho, inspirado nos valores da democracia, solidariedade, autonomia, equidade e ajuda mútua. Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados. Uma cooperativa é diferente de uma empresa privada porque não visa o lucro, mas a satisfação das necessidades econômicas de seus cooperados”. É o que afirma Bianca Vivaqua, presidente da Cooperativa Norte Saúde, criada em 2011 por 30 sócios, e que surgiu com o objetivo de promover reconhecimento e valorização do profissional da área de saúde, buscando melhores oportunidades de qualificação e renda, além de garantir a autonomia de decisão sobre a forma de execução dos trabalhos.

Bianca explica como a Norte Saúde funciona atualmente. “Hoje contamos com mais de 500 profissionais atuando em hospitais, homecare e clínicas, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos, nutricionistas, técnico em farmácia, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, e diversos profissionais na área da saúde. Como profissional autônomo, o cooperado recebe a remuneração proporcional à sua produção e está apto para atuar em diversos contratos de trabalho. Além disso, participam de programas de educação contínua, cursos de atualização e especialização mensais. A preocupação da Cooperativa envolve o bem-estar social dos cooperados. Por isso, a Norte Saúde tem programas exclusivos dedicados a ‘Cuidar de quem cuida’, disponibilizando atendimento nutricional, psicanalista, entre outros, aos cooperados e familiares de forma acessível. Além de convênios com farmácia, clínicas, supermercado e faculdades”.

Segurança e qualidade para o cliente

Todos os contratos são baseados no cumprimento da Lei 12.690/12, que rege o funcionamento das cooperativas de trabalho e garante direitos dos profissionais cooperados, destacando pontos como a não precarização do trabalho, a adesão de forma livre e voluntária, a autonomia, dentre outros. Assim, a cooperativa se torna uma alternativa ao mercado com um diferencial competitivo relevante para que as empresas contratem profissionais qualificados e comprometidos (já que eles são os sócios-cooperados) com redução de custos considerável, de seleção, treinamento e com encargos.

DIA C

O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa das cooperativas brasileiras, em comemoração ao dia internacional do cooperativismo, e consiste na promoção e estímulo de ações voluntárias. Além de dar ênfase ao desenvolvimento social comunitário, o Dia C tornou-se uma vitrine para divulgar o cooperativismo brasileiro. A Norte Saúde participa dessa ação em conjunto com outras cooperativas e também junto aos parceiros comerciais, promovendo campanhas de arrecadação, atendimentos gratuitos de orientações sobre saúde e bem-estar às comunidades.