Terapia traz benefícios aos pacientes em diálise

Terapia traz benefícios aos pacientes em diálise
Dr. Raymundo M. Santiago Neto, diretor médico da clínica Pró-Rim

Os rins têm muitas funções, dentre elas: filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, manter a normalidade da composição corporal, o pH, controlar a quantidade de sal e água do organismo, regular a pressão arterial, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências à medida que a doença progride.

De acordo com Dra. Ana Beatriz Barra, nefrologista e diretora médica da Fresenius Medical Care, empresa líder mundial em produtos e serviços para diálise, a doença renal vem se tornando mais incidente e esse aumento se justifica pelo envelhecimento da população e pela crescente prevalência de obesidade, diabetes e hipertensão em grande parte da população.

Mesmo para aqueles que têm acesso à diálise, a taxa de mortalidade ainda é muito elevada, cerca de 20% ao ano no Brasil. A doença renal não é simples. E, no Brasil, a condição se agrava por falta de acesso tanto à hemodiálise comum, sobretudo para pessoas que vivem longe das maiores cidades, onde há clínicas especializadas, como pela dificuldade em se oferecer no país as melhores terapias existentes no mundo atualmente. A hemodiafiltração (HDF) online, por exemplo, já é utilizada pela grande maioria dos pacientes em Portugal, no Japão e em outros países. No Brasil, a terapia HDF entrou no rol, em 2021, dos tratamentos obrigatórios que os planos de saúde devem cobrir, determinado pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Foi um grande ganho para os pacientes renais crônicos.

“Em Campos, região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro, a realização da terapia HDF já é uma realidade. A terapia adotada recentemente traz muitos benefícios aos pacientes em diálise”, menciona Dr. Raymundo M. Santiago Neto, diretor médico da clínica Pró-Rim.

Além da terapia HDF, a clínica conta com outros diferenciais, como por exemplo a dialisadora multiFiltratePRO, que proporciona mais segurança e praticidade ao tratamento. Com automatização do protocolo de anticoagulação com citrato, o equipamento realiza uma terapia verdadeiramente contínua, permitindo atingir os alvos terapêuticos.

Fresenius Medical Care – Maior fornecedora mundial de produtos e serviços para pessoas com doenças renais, a empresa oferece tratamento de diálise para cerca de 348 mil pacientes em todo o mundo, em mais de 4.000 clínicas. Está presente no Brasil há mais de 20 anos, com operação em 9 estados. No país, são cerca de 7.000 pacientes em atendimento nos centros de nefrologia que pertencem à empresa.