Muita gente pensa que fazer trilha é coisa para quem gosta de aventura e que precisa de muito preparo físico. Mas é possível encontrar boas opções até mesmo para idosos e famílias inteiras dentro das grandes cidades. Nossa reportagem foi até o Rio de Janeiro e conferiu a trilha que leva até o Forte Duque de Caxias, localizado no Leme, Zona Sul da cidade. E conta para você os detalhes desta empreitada.
Toda a área da trilha encontra-se dentro de uma propriedade do exército, o que a torna a mais segura da cidade. Logo na entrada você pede informação na guarita e é direcionado para o local onde o passeio começa. É um caminho bastante arborizado, com a Mata Atlântica cercando o local, além de ser totalmente pavimentado com paralelepípedos, o que torna a subida mais fácil. É importante levar água e algo para comer quando chegar ao forte, já que não há comércio no topo. Durante a nossa caminhada vimos famílias inteiras fazendo o percurso, além de idosos e crianças. Um atrativo para a garotada é a presença constante de macaquinhos e micos, que frequentemente surgem ao longo da subida. Mas atenção, nada de alimentar os bichinhos!
Uma dica importante: conferir a previsão do tempo antes de subir. Não que uma chuva seja um grande problema, porque, como dissemos, o caminho é pavimentado. Porém, quando nossa reportagem começou a subida, o clima era ensolarado, mas, chegando ao topo, um forte nevoeiro caiu sobre o local, impossibilitando qualquer vista, o que frustra uma parte importante do passeio. Mas conseguimos conhecer o forte e ver um pouco da história do país e das Forças Armadas. No local existem banheiros e um bebedouro para repor a água. A entrada foi gratuita em uma sexta-feira.
Como não foi possível ter uma noção da vista ao vivo, por causa da neblina, nós pesquisamos e descobrimos que, no local, é possível vislumbrar a praia de Copacabana, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, o que só aumentou ainda mais o nosso desejo de voltar ao local (em um dia de sol, para apreciar a vista da cidade maravilhosa). Visite!