+ que um PODCAST: uma missão empreendedora

Podcast: uma missão empreendedora
Cada vez mais populares no Brasil, os podcasts têm levado entretenimento e informação a milhares de pessoas na atualidade. Transmitidos em plataformas de áudio e vídeo, eles podem tanto entreter e divertir, quanto ajudar na formação de inúmeros profissionais, que veem o podcast como uma importante ferramenta de aprimoramento profissional. Foi essa, por exemplo, a tônica do podcast Missão Empreendedora, liderado por João Rodrigues, que recebeu, em março, a empresária, jornalista, diretora e editora do Mania de Saúde, Andréa Muniz. Com experiência de 25 anos à frente do Mania de Saúde, o primeiro e maior jornal periódico mensal segmentado na área da saúde nas regiões do Noroeste Fluminense, Norte Fluminense e Lagos, com a maior tiragem de todo o interior do Estado do Rio de Janeiro, Andréa levou bastante informação ao podcast. Por meio de um bate-papo informal, mas repleto de conteúdo, Andréa exemplificou a razão de ser do Missão Empreendedora, que tem sido uma das muitas ferramentas utilizadas para auxiliar os empresários locais a se preparar para o novo mercado. Isso porque o podcast abordou, entre outros temas, a maneira mais assertiva de montar um plano de marketing, que é essencial em tempos onde proliferam tantos canais de divulgação na internet. Liderando o mensário de maior alcance do interior fluminense, sendo referência em marketing e divulgação médica, Andréa descreveu, para a nossa reportagem, a experiência de ter participado do Missão Empreendedora. “Foi muito interessante por se tratar de um bate-papo informal, onde você acaba dividindo seu conhecimento com outras pessoas. Isso porque, muitas vezes, nós ficamos presos à nossa rotina de trabalho, às nossas tarefas, sem se dar conta da importância de compartilhar o conhecimento, incentivar aprendizados. O podcast se diferenciou bastante por isso: ao mesmo tempo em que entretém, informa”, disse Andréa. Outro destaque, segundo ela, foi poder auxiliar o empresariado a lidar com o marketing de forma mais assertiva. “Como comunicadores, nós participamos de todo tipo de canal. Isso é uma tendência de mercado. Mas o mais importante, nesse contexto, é lembrar ao nosso público, não só o leitor, mas sobretudo o anunciante, a importância de utilizar cada canal de forma correta, sempre com um plano de marketing feito com antecedência. Hoje em dia, as pessoas estão fazendo as coisas de forma muito aleatória, por estar na moda, mas a gente percebe, ao conversar com os próprios clientes, que muitos já investiram tempo e dinheiro em diversos canais, mas eles não eram a ferramenta de divulgação mais adequada para o seu negócio. É muito importante, então, que se faça o plano de marketing de maneira correta. Isso não é difícil e nem é caro como as pessoas pensam: basta direcionar para a mídia certa, no lugar certo e para o público certo”.