Xô, sedentarismo!

Xô, sedentarismo! A prática de atividade física regularmente tem grande influência positiva na disposição de cada pessoa e pode ajudar a elevar a autoestima. O professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), Amilton Vieira, explica como a atividade física contribui para o bem-estar. “Do ponto de vista emocional, quem está ativo diminui a ansiedade e o estresse e aumenta a autoestima e a disposição para fazer tudo no dia a dia. A definição de boa saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não fala apenas dos aspectos físicos, mas também do bem-estar mental e social”.

A maioria das pessoas começa a praticar exercícios pensando apenas na preparação física, mas ganha vários benefícios, como controle emocional, aumento da autoestima, diminuição da ansiedade e melhora no humor. “A pessoa que é fisicamente ativa ainda vai ter uma melhor prevenção do risco de câncer e de osteoporose nas últimas décadas de vida, além de diminuir as chances de se tornar diabético ou ter problemas cardiovasculares”, conta Vieira. “A atividade física ajuda, inclusive, a dormir melhor”.

Em fevereiro, a Secretaria de Esporte e Lazer de Itaperuna recomeçou o cronograma de atividades para crianças e adultos no Centro Poliesportivo e nos demais núcleos, inclusive nos distritos, e foi um sucesso. Ao todo são 16 modalidades ofertadas de segunda a sexta-feira. A aluna de condicionamento físico, Tabata Barreto, contou o que achou da primeira aula. “Sou aluna desde o ano passado e vale muito a pena, ganhamos saúde e disposição. É um momento nosso, nesse espaço onde a prefeitura preparou para nós. Suei muito, vale super a pena. Vocês vão amar!”, disse.
Para participar, basta retirar a ficha de inscrição na secretaria do Poliesportivo, no horário de 8h às 17h e levar preenchida juntamente com as cópias e originais do CPF e RG para o professor, no início da aula da modalidade escolhida. As atividades no Poliesportivo incluem Futebol Masculino / Futebol feminino, Futsal Masculino / Futsal feminino, Vôlei Masculino / Vôlei Feminino, Natação, Hidroginástica, Xadrez, Atividades Rítmicas, Balé, Ginástica Rítmica, Capoeira, Judô, Jiu-jítsu, Boxe, Muay Thai, Defesa pessoal feminina e Luta Olímpica. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: itaperunasmel@gmail.com ou pelo WhatsApp (22) 99977-7338.