Um novo ano cheio de oportunidades

Hélvio Barreto, da Loja dos ConcursosCom a chegada de um novo ano, é hora de fazer planos e focar nos nossos objetivos. Se o seu é passar em um concurso público, fique ligado. Nossa reportagem conversou com Hélvio Barreto, da Loja dos Concursos, sobre o que 2022 promete com relação às oportunidades no setor público.
Hélvio afirma que é preciso dedicação e foco para alcançar a tão sonhada aprovação. “Sempre costumo frisar que o concurso público é uma fonte de emprego. É concorrido? É. Mas hoje em dia qualquer oportunidade de trabalho está bastante competitiva, até mesmo dentro da iniciativa privada. O concurso público, porém, depende só de você. Buscar se qualificar, estudando sempre, principalmente português e matemática. Para 2022 estamos com a perspectiva de concursos nas esferas municipais. Os governos que assumiram este ano ainda estão arrumando a casa, mas fatalmente no ano que vem vão perceber a necessidade de abrir concursos para preencherem seus quadros. Isso em toda a região Norte e Noroeste. E, mesmo no caso de outras cidades, nós sempre temos as apostilas, assim como de outros estados. A editora com a qual trabalhamos sempre prepara material de excelente conteúdo, de acordo com cada concurso”, disse.
Hélvio prossegue detalhando os certames aguardados para o próximo ano. “Em 2022, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro deve vir com concurso, assim como os TCEs de outros estados. Na esfera federal, estamos com expectativas com relação a provas para o IBAMA, além do INSS, que, de acordo com o que temos visto, há uma necessidade muito grande de renovar os seus quadros. Também devemos ter concurso para a Polícia Federal, na área administrativa, inclusive nível médio. A Polícia Rodoviária Federal realizou provas em 2021, mas o que temos ouvido falar é que eles pretendem realizar concursos todo ano. E, finalmente, devemos ter também provas para o Tribunal de Contas da União. Acho importante destacar que tendo concurso em qualquer parte do país, nós provavelmente teremos apostilas preparatórias para ele. A nossa sugestão é que a pessoa não espere sair o edital para começar a estudar. As apostilas preparatórias geralmente vêm com o conteúdo baseado no concurso anterior e ajudam muito a quem aspira um emprego público. Quando o edital é publicado, a editora prepara uma apostila específica para aquela prova. Então, se a pessoa já está estudando, ela sai na frente. Outro detalhe é que as nossas apostilas agora vêm com acesso ao conteúdo online, para que a pessoa possa estudar em qualquer local que esteja, mesmo se não estiver com o material físico em mãos”, finaliza Hélvio.