O ensino remoto imposto pela pandemia no início do ano de 2020 foi um enorme desafio. Uma situação inimaginável, para a qual ninguém foi preparado. Diante desse cenário, toda a equipe do Colégio Centro de Estudos – Sistema PH de Ensino “arregaçou as mangas”, cuidando, por um lado, da parte emocional dos alunos e, de outro, buscando ferramentas e técnicas pedagógicas tanto eficientes como engajadoras.
“A associação desses fatores, além do apoio e compreensão das famílias, trouxe resultados que nos encheram de orgulho”, afirma o diretor Douglas Fonseca. “Se em um extremo tivemos os nossos pequenos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental encerrando o período letivo com as habilidades de leitura e escrita totalmente consolidadas, apesar do ensino exclusivamente remoto, em outro, tivemos uma maciça aprovação do Ensino Médio em universidades públicas, como USP, UFJF, UFRJ, UFF, UFV, UFLA, UFOP e várias outras, com destaque para o primeiro lugar em Engenharia Química na Universidade de São Paulo (USP); primeiro lugar em Direito na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG); segundo lugar em Engenharia Civil na Universidade Federal de Viçosa (UFV); terceiro lugar em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 05 aprovações em medicina na UFJF e UFF, inúmeras aprovações em cursos de Direito de universidades como UNB, UEMG, UFRJ, UFSC, UEMG, UVV, PUC-MG, PUC-Campinas, PUC-SP, UPF, IBMEC, FGV/RJ, Mackenzie, entre muitos outros resultados relevantes”, revela o diretor.
Tantos resultados positivos, segundo ele, trouxeram a força e a confiança para iniciar o ensino híbrido em agosto de 2021. “Foram novos e grandes desafios pedagógicos, além da preocupação com a saúde e segurança dos alunos e funcionários. A nossa escola não poupou esforços e nem recursos para adaptar toda a sua estrutura física para essa retomada segura: fez obras que garantiram uma melhor ventilação dos ambientes, equipou todas as salas com computadores, câmeras e TV’s, para garantir a qualidade das aulas aos alunos que estivessem em casa, reforçou a equipe de limpeza e higienização da escola, contratou um profissional de saúde para acompanhar os procedimentos sanitários exigidos, realizou treinamentos e capacitações com a equipe de professores e demais profissionais, tudo para proporcionar uma retomada tranquila e equilibrada”.
Douglas comenta, ainda, os projetos e as perspectivas para 2022. “A primeira grande expectativa é a retomada integral das atividades presenciais e o retorno de todos os alunos à Escola, ainda que mantendo os cuidados exigidos em nosso novo normal. Pedagogicamente, será um ano letivo de mensuração dos conhecimentos adquiridos e ajustes em eventuais lacunas que possam ter sido geradas pelo longo período de ensino remoto. Outro grande desafio será a implantação, de forma oficial e sistemática, do Novo Ensino Médio, com os seus Itinerários Formativos e Projeto de Vida. Com ele, sem abrir mão do sólido embasamento educacional, os alunos optarão por seguir a linha pedagógica de suas escolhas, abraçando as suas próprias vocações. Esse é um modelo de ensino considerado inovador e, com ele, espera-se um novo ciclo educacional no Brasil. As famílias que quiserem conhecer a escola e o seu projeto pedagógico terão a atenção permanente dos nossos coordenadores e da própria direção, bastando para isso agendar uma visita por meio dos nossos canais de comunicação. É importante salientar que as vagas existentes para 2022 não são muitas e o quanto antes se dirigirem à escola a fim de avaliar o nosso projeto, maiores as chances de assegurarem a matrícula”.