Através da parceria entre as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente de Itaperuna, SENAR-RIO – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural, produtores rurais do município receberam mais um importante treinamento para estimular ainda mais a produção e economia do setor. Desta vez foi sobre a Meliponicultura (abelhas nativas sem ferrão), ministrado pelo Instrutor do SENAR-RIO, Douglas Américo. O treinamento aconteceu entre os dias 04 e 06 de outubro e se dividiu entre a sede das Unidades de Conservação de Raposo e a Fazenda Macuco, na localidade do Valão do Cágado. Durante os dois primeiros dias, os participantes aprenderam a identificar espécies de abelhas Nativas, como confeccionar e armar iscas para capturá-las e manejá-las de acordo com o objetivo do produtor, seja na comercialização de mel, enxames, própolis, cera, etc.
Já nas aulas práticas, os participantes aprenderam a transferir os enxames de iscas pet para as caixas racionais e também a técnica de multiplicação de enxames. “O objetivo deste treinamento foi ensinar o produtor a manejar as abelhas sem ferrão de forma correta, atendendo à legislação ambiental, para que possa ter mais uma fonte de renda em sua propriedade, seja na forma de comercialização dos produtos das abelhas ou até mesmo no Turismo Rural, pois crianças podem tomar o mel diretamente da colmeia através de canudinho, já que essas abelhas são inofensivas”, disse Lúcio Boechat, mobilizador do SENAR-RIO. “Estamos trabalhando para levar o melhor para que o nosso produtor aproveite a nossa riqueza natural e gere mais renda e oportunidades de negócios. Esses treinamentos já estão fazendo toda diferença na vida deles. Alguns já estão produzindo e faturando”, disse o secretário de Agricultura, Ademir Pessanha.
A parceria já rendeu diversos treinamentos como Produção de Doces em Compotas, Manejo de Vacas em Lactação, Tratorista Agrícola, Operação e Manutenção de Roçadeiras, entre outros.