Desde 2020, o mundo inteiro tem vivenciado enormes desafios por conta da pandemia de Covid-19, que provocou mudanças em todos os setores da sociedade, principalmente na economia. Se, por um lado, inúmeros ramos de negócios sofreram com as repercussões causadas pela Covid-19, outros viram a necessidade de inovar para se manter no mercado, o que levou o país a terminar o ano de 2020 com o maior número de empreendedores da história.
Mas, ao abrir um negócio, é importante observar uma série de fatores para que ele seja bem-sucedido. Um deles é a Medicina do Trabalho, que, embora seja pouco mencionada, provoca grande impacto na produtividade e no bom desempenho das empresas, sendo um investimento indispensável na abertura de novos negócios.
É o que conta, ao Mania de Saúde, o médico psiquiatra Dr. Leonardo Bacelar, Diretor da Clínica Proteus, que é especializada em medicina ocupacional e engenharia de segurança do trabalho. Ele explica o que deve ser considerado em relação à Medicina do Trabalho na abertura de um negócio. “Os empreendedores devem observar que as ações relacionadas à medicina do trabalho e à engenharia de segurança são preventivas. Então, antes de iniciar um negócio, no momento do planejamento do mesmo, a segurança e a saúde ocupacional têm que estar presentes. Uma análise preliminar de riscos, por exemplo, informa quais são as obrigações relacionadas às normas regulamentadoras que devem ser seguidas, de acordo com as atividades exercidas pelos colaboradores, e assim iniciar um projeto de gerenciamento dos riscos ocupacionais”, afirma.
Dr. Leonardo detalha como a Proteus pode auxiliar os novos empreendedores nesse contexto. “A Proteus atua em todos os momentos relacionados à saúde e segurança ocupacional. Ajudamos as empresas desde o seu início a perceber que é melhor investir em SSO e evitar problemas no futuro. Implementamos todo o processo relacionado ao SSO das empresas, acompanhamos e corrigimos eventuais imprecisões e realizamos gerenciamento das normas regulamentadoras vigentes. Algumas normas regulamentadoras foram reestruturadas e entrarão em vigor em janeiro de 2022, assim como a parte do eSocial relacionada ao setor de segurança do trabalho. Com isso, apresentamos soluções para que não ocorram atrasos na implementação dessas mudanças e no envio dos eventos do eSocial”.
A experiência no ramo, segundo o diretor, é outro diferencial desse trabalho. “Contamos com uma equipe de profissionais com larga experiência no mercado nacional e internacional, atuando em diversas áreas da saúde e segurança ocupacional. Priorizamos a ética na condução do trabalho e a eficiência no resultado final do processo, visando sempre a qualidade dos serviços prestados ao cliente, atestada com a certificação ISO 9001:2015 pela Bureau Veritas, como sistema de gestão de qualidade em todos os processos da empresa”, finalizou.
Quer saber mais sobre o assunto? A Proteus atende pelos telefones (22) 2725-0878 / (22) 2724-2690 e (22) 99894-5382. A clínica fica na Rua Doutor Lacerda Sobrinho, 345, Centro, Campos dos Goytacazes. Cuide bem do seu negócio!