Emagrecer pode ser uma delícia!

A obesidade é um distúrbio do metabolismo energético em que ocorre um armazenamento excessivo de gordura no tecido adiposo. Esses estoques de energia são regulados pela ingestão e pelo gasto energético. Quando há um aumento excessivo da ingestão de energia e um menor gasto energético, o peso corporal aumenta. O desequilíbrio contínuo ao longo de dias e meses entre a ingestão e o gasto levará à obesidade.

Nossa reportagem conversou com as nutricionistas Fabiola Teixeira Azevedo e Tatiana Soares Louvain Rodrigues, proprietárias da loja Simples Nutrir, que afirmam que o aumento da prevalência da obesidade nas últimas décadas tem sido relacionado com o ambiente em que se vive, a composição do alimento ingerido e a atividade física diária. “A substituição dos alimentos in natura pelos processados com alta densidade calórica no ambiente doméstico é cada vez mais comum, por questões sociais como a carga horária de trabalho extensa, que diminui o tempo de dedicação das famílias ao preparo dos alimentos. Porém, estas adaptações à vida moderna têm levado a um efeito muito negativo, que se reflete na perda da saúde por várias doenças que, comprovadamente, poderiam ser evitadas através de uma alimentação de qualidade. A organização da rotina doméstica, pensando em um cardápio semanal com verduras, frutas, grãos, chás, cereais integrais trará mais saúde e qualidade de vida para as famílias. Existem muitos alimentos saudáveis que são práticos e fáceis de preparar, como, por exemplo, lentilha, ervilha e grão-de-bico. São leguminosas super nutritivas e que podem ser usadas em vários pratos, desde sopas, pastas, tortas, saladas e que o preparo é super rápido. O cozimento da lentilha leva cerca de 5 minutos. Não é porque o alimento é saudável que é difícil de preparar ou ruim”.

As nutricionistas falam ainda sobre como os alimentos da loja podem ajudar a quem deseja perder peso. “Todos os alimentos saudáveis consumidos numa quantidade adequada contribuem para o emagrecimento e manutenção do peso. Gostaríamos de ressaltar que nenhum alimento sozinho tem o poder de emagrecer. Todos contribuem com o controle do peso, desde que haja uma dieta habitual saudável. Mas podemos falar resumidamente de alguns alimentos que, dentro de um plano alimentar adequado, vão contribuir com o emagrecimento, como os temperos, que vão dar mais sabor à alimentação, aumentando a satisfação e, com isso, diminuem a vontade de comer, além de especiarias como a canela e pimentas, pimenta caiena, que são termogênicas (aceleram o metabolismo), as castanhas ricas em óleos essenciais e proteínas, que aumentam a saciedade, bem como os chás, que possuem fitoquímicos importantes na regulação do metabolismo, ajudando na perda de peso. Até os chás calmantes vão ter seu efeito, diminuindo a ansiedade e controlando o sono, que é uma condição importante para quem quer perder peso”.

Questionadas sobre se é possível manter uma dieta equilibrada e saborosa, as nutricionistas são categóricas. “Claro que sim! A dieta tem que ser equilibrada e saborosa, comer é uma necessidade diária, então, imagina se todos os dias da sua vida o ato de comer te traga sofrimento? Devemos investir nos sabores e aromas proporcionados pelos alimentos. A Simples Nutrir oferece a cada cliente alimentos naturais de muita qualidade para terem as melhores experiências!”.