Tudo pronto para receber o seu filho!

Colégio Único é referência de ensino em Itaperuna

Nada tem gerado mais expectativas aos alunos e professores de todo o país do que o retorno das aulas presenciais. Tanto que, em diversos níveis de escolaridade, o chamado ensino híbrido tem sido a alternativa encontrada pelas autoridades para que as escolas retomem suas atividades usuais, seguindo diversos protocolos de segurança. Vários municípios, inclusive, já têm percebido essa realidade. Itaperuna, por exemplo, é um deles.
A fim de abordar o tema, o Mania de Saúde ouviu Paolla Ximenes Ferreira, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Único. Ela contou como tem sido esse processo dentro da escola. “O retorno gradual da aula presencial é o assunto do momento para nós que trabalhamos e respiramos educação. Quanta expectativa, planejamento, diálogo e esperança em dias melhores! No dia 24 de junho, vivemos a experiência de receber uma pequena parte dos nossos alunos da Educação Infantil. Admito que foi um recomeço intenso e carregado de fortes emoções. Um misto de sentimentos tomou conta do coração dos professores, funcionários e familiares”, afirma a coordenadora.
Ela revela como foi o planejamento realizado pela instituição. “Preparamos esse retorno com muito cuidado, vontade de acertar e ainda estamos envolvidos com esse labor, já que grande parte do alunado volta após o recesso escolar de julho, no dia 02 de agosto. Tudo organizado com muito trabalho, zelo e buscando atender os dois públicos: os que desejam esperar mais e continuar em casa usufruindo das aulas on-line e os que desejam retornar à escola com as aulas presenciais. Respeitar os protocolos exigidos, ouvir as diversas opiniões, compreender as diferentes realidades, organizar os horários, preparar as salas de aula, manejar os professores, apoiar os alunos, escutar as famílias são algumas das diversas situações vivenciadas no ambiente escolar neste momento”, destacou.
Segundo Paolla, o contexto da pandemia criou um cenário completamente novo, que deixará marcas a médio e longo prazos, exigindo cuidados inéditos. “O desenvolvimento integral do aluno nunca será tão exigido, observado e nós, do Colégio Único, temos a tranquilidade de perceber isso por ser uma prática adotada desde sempre. O desenvolvimento cognitivo é muito estimulado na nossa escola, entretanto, o aspecto emocional e o social também são considerados e trabalhados a todo instante”, pontua a coordenadora. “O primeiro passo foi dado, o que traz um refrigério em meio aos desafios enfrentados e acredito, também, na extraordinária capacidade de o ser humano se desenvolver e se adaptar a novas realidades. Como diz Rubem Alves: ‘Educar não é ensinar as respostas. Educar é ensinar a pensar’. Assim, seguiremos com a função de educar, porque estimular o pensamento gera grandes possibilidades e habilidades consideráveis para o desenvolvimento de nossas crianças”.