Já faz muito tempo que a tecnologia apareceu para facilitar a vida das pessoas. Mas, nos últimos anos, ela parece ter acelerado esse processo. Basta notar, por exemplo, o dia a dia de quem faz uso de aparelhos auditivos. Se no passado eles dispunham de equipamentos sem grandes recursos, que muitas vezes dificultavam a experiência auditiva em vez de aprimorá-la, hoje os pacientes podem usufruir de aparelhos cada vez mais modernos e intuitivos, capazes de devolver a qualidade auditiva a inúmeras pessoas, independente do ambiente em que vivem, oferecendo mais comodidade e segurança.
O avanço tecnológico é tão grande que, além de aprimorar a experiência sonora do usuário, os aparelhos auditivos de hoje oferecem também a possibilidade de o paciente realizar ajustes no aparelho no conforto de sua casa, por meio do atendimento remoto, sendo um grande auxílio para quem, por algum motivo, não pode se deslocar de sua residência. O recurso, inclusive, tem chamado a atenção nesses tempos de pandemia, onde diversos usuários precisaram realizar ajustes no aparelho, mas não queriam sair de casa, a fim de manter o devido distanciamento social.
Quem tem vivido de perto essa realidade é a Sonoris Campos, que, além de ser referência em aparelhos auditivos, tem oferecido um atendimento diferenciado aos clientes nesse momento de pandemia, como ressalta a sócia-proprietária e fonoaudióloga responsável Dra. Eliana Mancini. “Nossa missão sempre foi oferecer um atendimento de excelência aos nossos clientes. Por isso, temos mantido todo um padrão de atendimento que, sinceramente, não vejo em nenhum outro lugar. O protocolo está sendo estritamente obedecido. Só atendemos com hora marcada e, antes de o paciente entrar, fazemos um rodízio das cadeiras, higienizando todas elas por completo, bem como o ambiente como um todo. Nossa estrutura facilita esse processo. Mas, ainda assim, existem casos de pessoas que não querem se deslocar ou não se sentem seguras para isso. O acesso remoto, então, é uma importante alternativa para esses clientes. Basta ter um celular com internet e baixar o aplicativo. A gente marca um horário e faz o acesso remoto para ajustar o aparelho da pessoa no conforto do seu lar”, diz Dra. Eliana.
E, ao contrário do que imagina o senso comum, diversos usuários têm lidado muito bem com essa novidade, como afirma a fonoaudióloga. “Se você fizer uma pesquisa, verá que muitas pessoas acima dos 50 anos dificilmente não têm um Facebook ou não estejam na internet. Aquilo de dizer que uma pessoa idosa não sabe lidar com tecnologia, nem baixar um aplicativo, isso caiu por terra. Basta olhar as redes sociais. Hoje, todos estão conectados, independentemente da idade. Então, baixar um aplicativo não é uma coisa tão difícil. E, se a pessoa tiver dificuldade, algum familiar pode fazer esse acesso, baixando o aplicativo My Phonak e seguindo as nossas instruções”.
Dra. Eliana conta que, nos últimos tempos, muitas pessoas saíram das grandes cidades para viver em locais como Atafona, Grussaí, Farol e Santa Clara, que, hoje, possuem toda uma estrutura de internet, ao contrário de antigamente, onde só havia sinal de celular. “Hoje todos têm wi-fi em casa. Então, é muito simples. As pessoas não se sentem mais obrigadas a se deslocar para resolver determinado problema. A tecnologia facilita esse processo”, diz Dra. Eliana.
Segundo ela, no entanto, existem outros motivos que explicam essa demanda pelo atendimento remoto. “A gente tem contribuído bastante para ajudar as pessoas porque, com as mudanças geradas pela pandemia, muitos pacientes que estavam adaptados começaram a ter dificuldade. Afinal, a gente não escuta só com os ouvidos. A gente escuta também com a visão, pois fazemos a leitura da face, da expressão facial. Então, o uso de máscaras trouxe essa dificuldade. Isso sem falar nas mudanças ocorridas em ambientes de trabalho, onde, às vezes, o paciente tinha um aparelho ajustado para determinado estilo de vida e, de repente, passou a trabalhar em home office, exigindo a realização de ajustes no aparelho”, afirma a profissional, lembrando que já atendeu clientes das mais diversas localidades, sempre com excelentes resultados. “A tecnologia hoje é muito grande e os aparelhos são muito modernos e intuitivos, além de oferecerem muita conectividade, contando, inclusive, com diversos acessórios que otimizam a rotina do cliente. Tudo com total comodidade e segurança”.
Quer saber mais sobre esse trabalho? A Sonoris Campos se localiza à rua Voluntários da Pátria, 185, ao lado do Centro de Saúde e atende pelos telefones (22) 3025-5266 e (22) 99808-8313. Agende um horário e cuide de sua saúde auditiva!