Como salvar seu casamento?

A psicóloga Adelani Lopes

Tanto para recém-casados quanto para aqueles que já estão há muitos anos juntos, pode chegar um momento da relação em que as coisas não estão mais caminhando como se esperava. Apesar da necessidade de um ajuste de ponteiros ser natural, muitos casais podem precisar de ajuda antes que as coisas saiam de controle. Afinal, quem não quer um relacionamento sadio? A terapia de casal pode ser uma excelente ferramenta para revigorar o casamento e passar a ter uma rotina a dois mais saudável. Nossa reportagem conversou com a psicóloga Adelani Lopes, que nos contou como a terapia pode salvar seu casamento.

Mania de Saúde – É difícil um casal perceber que precisa de ajuda profissional para a relação? O que costuma levá-lo ao consultório?
Adelani Lopes – É muito difícil um casal achar que precisa de ajuda, porque, com o desgaste da relação, eles vão esfriando um com o outro e, antes de pedir ajuda, já acham que não tem mais jeito e vão de fato à separação. Geralmente quem procura mais ajuda é a esposa, que vem ao consultório pedir orientação, aí aproveitamos e convidamos o seu esposo para participar das sessões. Muitas vezes o desespero de perder seu esposo e ainda tendo sentimento por ele ou vice-versa leva-os a procurar o especialista. Geralmente o casal nos procura quando as brigas e desentendimentos são frequentes, perda de respeito; perda de admiração; distanciamento de objetivos; traição; falta de diálogo; falta de individualidade; dificuldades financeiras; e na educação dos filhos.

Mania de Saúde – O que é trabalhado durante as sessões? Pode dar alguns exemplos?
Adelani Lopes – Na terapia o casal tem a oportunidade de expor as dificuldades da relação, sem chegar à discussão, eles conseguem se ouvir, perceber o que precisa ser mudado para melhorar e salvar o casamento. É de extrema importância para o casal. No atendimento, eu passo algumas formas do casal lidar com as circunstâncias do dia a dia. A proposta é um poder ouvir o outro, fazendo um trabalho com o casal, para valorização, honestidade, fidelidade, tempo de qualidade, respeito. É o momento onde o casal é acolhido em suas queixas e demandas afetivas. Por meio da escuta ativa, ajudo a identificar suas necessidades e conflitos, atuando como facilitadora e mediadora do diálogo.

Mania de Saúde – Pela sua experiência, como a terapia tem beneficiado as relações?
Adelani Lopes – Trabalhamos muito a empatia, ouvir um ao outro, a importância da valorização dos pequenos detalhes, como por exemplo: um perceber o outro, até mesmo, uma roupa nova, um corte de cabelo, uma barba bem feita etc… Perceber e comentar. Muitas vezes o que falta é o diálogo, tempo dedicado à relação. Tempo com qualidade. Tem ajudado muito. Muitos casais desistem de se separar após a terapia de casais. Após cada sessão, posso perceber a melhora, o crescimento, até mesmo o carinho e o amor, que já estavam esquecidos, voltar a aquecer na relação.

Mania de Saúde – Como saber que é hora de procurar ajuda?
Adelani Lopes – Em qualquer momento que precisamos de ajuda, não devemos deixar as coisas irem perdendo o controle sem pedir socorro. Não abra logo a mão da sua família, sem antes ir a uma terapia e colocar as questões que têm saído do controle do casal, para recuperar a relação. Não precisa deixar as coisas irem à ruína para depois vir à terapia, venha logo, até porque, independente de como estiver sua relação, a terapia só vai acrescentar coisas boas. O atendimento psicológico é de extrema importância, pois leva-nos a ter um olhar diferente de tudo que está à nossa volta.