Mesmo diante do cenário de incertezas que 2020 apresentou, o Mania de Saúde seguiu investindo em qualidade editorial e tecnologia. Nossas redes sociais têm recebido atenção especial e vêm reforçando a nossa marca junto ao público leitor do impresso e aos nossos parceiros anunciantes. Confira, a seguir, as matérias que mais bombaram no nosso Instagram em 2020. E se você ainda não nos segue, é fácil, basta buscar por @jornalmaniadesaude.



Um tema de bastante relevância e que chamou a atenção dos nossos seguidores foi a matéria “Os efeitos dos alimentos industrializados em nossa saúde”, onde o médico gastroenterologista e endoscopista Dr. Roberto Costa fez um importante alerta. “O excesso de alimentos processados em nossa dieta aumenta as chances de problemas cardíacos, respiratórios, neurológicos e de câncer, além de outras doenças. Você vai sentir as consequências quando tiver uma gripe, resfriado, sinusite ou problema respiratório como asma ou bronquite. Assustou-se com tantos perigos? Pois a solução é fácil e barata. Coma comida de verdade e menos coisas que venham em latas, potes ou em embalagens plásticas”, destacou o médico.


A segunda postagem com maior engajamento foi a reportagem “Você caiu nessa desinformação?”, em que a médica veterinária Dra. Lina Goulart, da Procamp, falou acerca das fake news sobre a Covid-19 e os animais, repercutindo o tema de vídeos espalhados pelas redes sociais no começo da pandemia.
“Já recebi várias perguntas a respeito disso. Mas é importante lembrar que o coronavírus é uma família de vírus em forma de coroa, sendo que temos mais de 20 tipos de vírus nessa categoria. Tanto que a coronavirose canina é diferente da Covid-19. Ela causa gastroenterite e tivemos um surto dela na década de 1990, sem nenhum caso relatado de transmissão para humanos. A vacina que previne essa doença nos cães, por exemplo, não tem nada a ver com a Covid-19. Os vírus são diferentes”.


Também causou muita curiosidade a pergunta “Você sabe o que faz um fertileuta?”, tema de matéria publicada na edição de julho, com o Dr. Francisco Colucci, Médico Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, com mestrado em Medicina Fetal pela UFRJ e Pós-Graduação em Reprodução Humana Assistida, Embriologia e Genética pela Universidade de Valência, na Espanha, que esclareceu do que se trata. “Essa é uma nova nomenclatura para designar o médico que trata eminentemente a infertilidade. A formação base de um fertileuta é a ginecologia. Geralmente, é um ginecologista que se especializou em reprodução humana e atua exclusivamente em reprodução humana assistida ou reprodução humana clínica convencional. Hoje a tendência dessa subespecialidade, bem como da embriologia e também de outras áreas, é tomar o viés da genética, que está incorporando essas e outras especialidades em função do avanço genético presente no mundo de hoje”.


Finalmente, a coluna da professora Karla Barcelos “Inglês por todos os lados” despertou bastante a curiosidade dos nossos leitores. Ela questionou se o leitor conseguiria ler um texto escrito em inglês e português e chegar ao final entendendo tudo. O objetivo era testar a compreensão do leitor de expressões do idioma inglês que já estão presentes em nosso cotidiano. Ao final, ela deixou um recado. “E não esqueçam de seguir em frente, nós já somos cercados de Inglês por todos os lados e não entender seus vocábulos, dará a você uma impressão errada de incapacidade, mas ao contrário, somos todos capazes de aprender, afinal estamos vivos! BYE!”.
Em 2021, pode ser você ou a sua marca a liderar nosso engajamento nas redes sociais. Que tal? Entre em contato conosco e saiba mais!