De Minas para Guarapari, agora mais rápido

Guarapari receberá voos diretos de Belo Horizonte em dezembro e janeiro próximos

Guarapari receberá voos diretos de Belo Horizonte em dezembro e janeiro próximos

As praias inesquecíveis são o grande destaque do Espírito Santo. O clima tropical convida a todos a observar as belezas naturais e a saborear a típica moqueca e a torta capixaba. É no litoral que se concentra o maior número de visitantes, desde aqueles que pretendem sentir o vento e ouvir somente o barulho das ondas até os que procuram muita badalação. As cidades banhadas pelo mar possuem praias diversificadas. Se encontram dunas, praias desertas e semi desertas, enseadas, águas mornas e cristalinas e também as famosas praias com areia monazítica, muito utilizada para o uso medicinal. Os esportes náuticos também são muito praticados na costa do Espírito Santo. O surf, windsurf, wakeboard, stand up paddle, o mergulho, o passeio de escuna e banana boat são grandes atrativos do litoral capixaba.
E os mineiros que escolhem o destino do Espírito Santo para passar as festas de final de ano e o verão terão, este ano, a opção de chegar ao município de Guarapari por via aérea. Serão dois voos diários ofertados a partir de dezembro até janeiro de 2021. A novidade foi anunciada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, pelas redes sociais, no final do mês de novembro. A ampliação da opção de transporte para o estado colabora para o trabalho em desenvolvimento da Secretaria de Turismo (Setur), visando à retomada do conjunto de atividades que compõe o setor de turismo.
As pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo Capixaba demonstram que Guarapari é um dos destinos preferidos dos mineiros que, em sua maioria, chegavam ao Espírito Santo por meio de veículo próprio. “A ampliação do transporte para um dos principais destinos procurados pelos turistas que chegam ao nosso Estado é motivo de muita alegria para o setor, que começa a se recuperar por conta da necessidade de isolamento social imposta pela pandemia”, comenta o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.
De acordo com a empresa aérea, o projeto batizado “Verão Azul Conecta” tem o objetivo de incentivar os viajantes a embarcarem em aeroportos de grande movimento, chegando rapidamente aos destinos mais procurados durante a temporada de verão, como Guarapari; Canela, no Rio Grande do Sul; Búzios, no Rio de Janeiro, entre outros. Os voos ocorrerão a partir do dia 14 de dezembro deste ano até 31 de janeiro de 2021. Serão utilizadas aeronaves modelo Cessna Gran Caravan, com capacidade para nove passageiros. Segundo a empresa, haverá diariamente voo a partir das 14h30, com saída de Belo Horizonte, e 16h35, com saída de Guarapari. A novidade ainda facilita a vida dos turistas que desejam passar o verão em praias e cidades ao redor de Guarapari, como Anchieta, Piúma e Alfredo Chaves.
De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo (Setur), no verão deste ano, 46% dos entrevistados eram de Minas Gerais e escolheram o Espírito Santo para passar o verão. A maioria deste grupo tem entre 31 e 60 anos (48%) e busca o destino como opção de lazer. Desse total, 58,4% já conheciam o local ou vieram por indicação de amigos e parentes (30,2%) e 62,9% chegaram ao Estado de carro próprio, comprovando todo o potencial turístico do litoral capixaba para quem vive no estado vizinho.