Seu filho está sendo bem alfabetizado?

Todos os pais, na atualidade, desejam que seu filho domine o inglês desde cedo, a fim de atender a uma das maiores exigências do mundo moderno: a proficiência no segundo idioma. É nessas horas que muitos deles recorrem, por exemplo, às instituições que oferecem o ensino bilíngue. Mas é fundamental que as famílias se atentem para a qualidade desse ensino, pois ele provocará reflexos que vão muito além do domínio de um novo idioma. Essa é uma preocupação, por exemplo, da Yellow Sub Bilingual Preschool, escola que é referência nessa modalidade, trabalhando com Berçário, Maternal I e II e Infantil I, II e III, além do Fundamental I, a grande novidade para o próximo ano. O empresário Lennon Silva, proprietário da escola, ressalta a importância do preparo adequado dos alunos em ambos os idiomas. “O ensino bilíngue, como diz o próprio nome, é o aprendizado de duas línguas simultaneamente. Aqui, na Yellow Sub, o ensino do inglês é diário e associado ao de português, mas jamais fugimos do maior compromisso e da maior responsabilidade que uma escola infantil precisa ter, que é preparar bem o aluno para a alfabetização”, diz Lennon. Ele ressalta a importância de os pais se atentarem para essa questão. “Alfabetizar é um processo, que começa aos 2 anos de idade, quando as letrinhas são apresentadas às crianças. Com 3, 4 e 5 anos, elas aprendem a diferença entre vogal e consoante, a fonética de cada letra, juntar as letras para formar as sílabas e juntar as sílabas para formar as palavrinhas. Algumas crianças conseguem ler palavrinhas simples já com 5 anos. Não é a regra, mas é motivo de orgulho para a família! Isso porque a alfabetização ocorre de fato aos 6 anos, mas precisa de todo esse processo de anos de preparação para ser bem-feita. Já uma alfabetização malfeita vai influenciar diretamente no desempenho dos nossos filhos nos períodos escolares seguintes e vai ficar muito evidente nos vestibulares, redações e concursos que vierem a participar, pois estes são todos em português. Ou seja: a qualidade dessa alfabetização vai influenciar totalmente o futuro da criança e os pais devem se atentar para isso”. É nessas horas, então, que avaliar bem o método de ensino da escola faz toda a diferença, como frisa Lennon. “Nossa principal preocupação é sempre corresponder às expectativas dos pais, ao mesmo tempo em que buscamos oferecer, ao aluno, o melhor ensino para a sua idade. Por isso, além de trabalharmos o aprendizado simultâneo do português e do inglês, estruturamos nossa escola para oferecer um ensino completo aos alunos, que vai desde o berçário mais bem preparado da cidade, passando pela educação alimentar (com um cardápio elaborado por nutricionista materno-infantil, respeitando as características de cada aluno, introduzindo a alimentação saudável desde a mais tenra infância), chegando até à musicalização, ao desenvolvimento da psicomotricidade e, claro, ao próprio ensino bilíngue”. Lennon alerta, inclusive, que o inglês é um “plus” na vida adulta e abrirá muitas portas, desde que não venha acompanhado de um português que tenha sido negligenciado na fase em que o aluno tem maior facilidade de retenção de conteúdo: a infância. “Fica um alerta para os pais que projetam e desejam um futuro brilhante para seus filhos. Quando alguma instituição diz, por exemplo, que seu filho só vai falar inglês até os 5 anos, significa dizer que ele não vai aprender o português até os 5 anos!”. Texto produzido em 04/12/2020