Empregos em recuperação na indústria do RJ

Indústria do RJ recupera 42% dos empregos perdidos nos meses mais afetados pelo combate à pandemia

Levantamento feito pela Firjan e divulgado através da plataforma Retratos Regionais aponta que a indústria fluminense recuperou, de julho a outubro, 42,3% dos postos de trabalho perdidos entre março e junho, meses mais afetados pelas medidas de combate à pandemia de Covid-19 e pelas incertezas em relação à economia. A análise do setor industrial, que contempla a indústria de transformação, extrativa, de construção e Serviços Industriais de Utilidade Pública, mostra que foram perdidas 36.010 vagas de março a junho e recuperadas 15.225 entre julho e outubro. A Firjan destaca o desempenho dos segmentos de produtos de metal e de produtos de borracha e de material plástico, que não só recuperaram os postos de trabalho perdidos como criaram outras vagas.
O comércio recuperou de julho a outubro 31% dos postos de trabalho perdidos. Já o setor de serviços ainda apresenta saldo negativo no acumulado desde julho (-5.142), período considerado pelo indicador de Retomada dos Empregos, da plataforma Retratos Regionais. O estado do Rio acelerou o ritmo de contratações em outubro e apresentou saldo de 16.271 novos postos de trabalho com carteira assinada, quase o dobro do registrado em setembro (+8.966) e mais que o triplo de agosto (+5.152). O comércio foi o setor que mais abriu vagas (+7.559), impulsionado pelo comércio varejista de vestuário e acessórios (+1.056). A indústria abriu 4.813 postos de trabalho e o setor de serviços 3.875. Na agropecuária o saldo foi de 24 novas vagas em outubro.
No setor industrial, a indústria de transformação foi a que mais contratou em outubro (+2.945), seguida pela construção civil (+1.707) e pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública (+307). A indústria extrativa teve saldo negativo (-146). Em linha com o desempenho do comércio, confecção de artigos do vestuário e acessórios (+828) foi o segmento da indústria de transformação que mais contratou em outubro. Na sequência, aparecem manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (+670), produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (+354), e produtos alimentícios (+348).