Uma pele bonita e saudável é o que todos desejamos o ano inteiro, mas nesta época do ano em que estamos mais expostos ao sol, é preciso alguns cuidados para garantir esse combo, que além de ser benéfico para o nosso organismo, melhora a nossa autoestima.
Nossa reportagem conversou com a enfermeira Dra. Ângela Amaral, da Só Pele, que dá algumas dicas para curtirmos o verão com a pele cheia de beleza e saúde. “Um autor que gosto muito fez uma citação em um dos seus livros que nunca esqueci: ‘O mal e o bem, à pele vem’ e é muito comum a expressão ‘Está feliz? Sua pele está ótima!’. Tradução: Uma pele boa, radiante, uniforme e sem manchas, se traduz em autoestima elevada, autocuidado levado a sério, coisa de quem se gosta e consequentemente se cuida. Mas como nada vem de graça, está relacionado a bons hábitos, como os alimentares, quantidade de líquidos ingeridos diariamente, principalmente a água e aos cuidados dedicados a ela. Com o verão batendo na porta, nos preocupamos um pouco mais e por vivermos em um país tropical, ensolarado por natureza, é a época de muita pele exposta, sujeita aos danos provocados pela incidência de radiação solar. Pensando nisso, tenho uma pequena listinha com dicas que considero fundamental”.
Abaixo você confere as dicas da Dra. Ângela Amaral para aproveitarmos ao máximo esta magnífica estação:
1- “Hidratar adequadamente sua pele após uma perfeita higienização, dando preferência aos sabonetes suaves em apresentações líquidas ou em espumas que não causem irritação ou vermelhidão. Use um hidratante para seu tipo de pele”.
2- “Beber líquidos respeitando sua capacidade de ingestão diária. Para os renais e cardiopatas, com acompanhamento médico e recomendação do seu especialista. Para as pessoas que têm dificuldades em beber água, saborize com frutas ou ervas como hortelã, raízes do tipo gengibre. Dão um toque especial tornando o ato de beber água algo muito prazeroso”.
3- “Para os idosos que já apresentam fragilidade capilar, os cuidados devem ser redobrados e a utilização de hidratantes que apresentem alta absorção é mais indicado para evitar o skin tears (pele rasgada)”.
4- “O uso de filtros de proteção não só na face, mas no corpo inteiro, lembrando aos homens que já apresentam calvície que não podem descuidar, passar o hidratante e em seguida o protetor solar também nesta área que fica extremamente exposta e vulnerável, não esquecendo ainda do pescoço, colo e mãos”.
5- “Para quem apresenta manchas do tipo melasma, os cuidados se intensificam e não basta apenas o uso de produtos adequados, mas uma mudança de comportamento frente à exposição solar e calor para que não passem pelo sofrimento sazonal de tratar no inverno e ver todo o seu esforço se perder durante o verão”.
6- “Para as queimaduras solares, aqueles que não levaram a sério os cuidados pré sol, a utilização de hidratantes nanotecnológico com ação antioxidante (Nano C) pode proporcionar alívio imediato, conferindo hidratação profunda”.
7- “Procure o dermatologista de sua confiança para fazer seu check up anual, já que sua pele é seu maior órgão e corresponde a 15% do seu peso. É seu ‘manto protetor’ e uma inspeção detalhada pode identificar desde uma pitiríase versicolor precocemente até o câncer de pele e outras patologias que podem ser evitadas. Aproveitem essa estação maravilhosa mantendo sempre à mão seu kit verão: Garrafinha d’água, filtro solar, hidratante com ação antioxidante e chapéu ou boné”.
Texto produzido em 30/11/2020