A maior causa de cegueira reversível é a catarata, que
responde por 48% dos casos de perda de visão no mundo

De acordo com dados do IBGE, no Brasil existem 24,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, sendo que 16,6 milhões (quase 70%) têm limitações visuais, são cegos ou possuem baixa visão. A deficiência visual é responsável pela maior parcela do número de portadores de necessidades especiais no Brasil, e, de acordo com o último levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 60% dos casos de cegueira poderiam ser evitados e 20% revertidos.
A maior causa de cegueira reversível é a catarata, que responde por 48% dos casos de perda de visão no mundo. Nossa reportagem conversou com o médico oftalmologista Dr. Luiz Murade, que tira algumas dúvidas sobre a doença.
Mania de Saúde – A partir de qual idade surge a catarata?
Dr. Luiz Murade – São inúmeras causas que podem favorecer o surgimento da catarata. Sendo o envelhecimento o fator de risco mais relevante, fazendo com que esta patologia seja mais comum após os 50 anos de idade. Porém, sabemos que ela pode ocorrer em qualquer idade, incluindo recém-nascidos e jovens.
Mania de Saúde – A cirurgia é a única forma de tratamento da doença?
Dr. Luiz Murade – Sim, infelizmente, a única forma de tratarmos a catarata através de cirurgia. No qual consiste na substituição do cristalino por uma lente intraocular escolhida pelo cirurgião.
Mania de Saúde – Muitas pessoas têm dúvidas sobre como é a cirurgia, tempo de duração, tipo de anestesia, etc. Você poderia dar alguns detalhes?
Dr. Luiz Murade – Difícil falar em tempo, quando se trata de cirurgia. Pois cada cirurgia apresenta o seu devido cuidado em específico. Cataratas secundárias ao trauma geralmente são mais demoradas. Cataratas que surgem após os 50 anos de idade (senil), geralmente apresentam um tempo cirúrgico de 10 minutos aproximadamente. A anestesia em mais de 90% dos casos é realizada de forma tópica (colírio anestésico), sendo o bloqueio peribulbar necessário somente em casos selecionados, que nos trazem a necessidade da mesma. O procedimento cirúrgico consiste na substituição do cristalino que adquiriu uma opacidade, por uma lente intraocular.
Mania de Saúde – Como é o pré e o pós-operatório da cirurgia?
Dr. Luiz Murade – Em relação ao pré-operatório é necessário a restrição alimentar por 6h antes do procedimento e o uso do colírio antibiótico 48h antes. No pós-operatório, é preciso um cuidado especial do paciente, evitar carregar objetos de peso e não manter contato com objetos sujos por um período mínimo de 15 dias.