Dicas da Pelle – Transgêneros

Dra. Ana Maria Pellegrini
CRM: 5253066-0
RQE: 04430

Mulheres transgênero (mulheres trans) são indivíduos apresentando gênero masculino no nascimento que se identificam como mulheres, e homens transgêneros (homens trans) são indivíduos apresentando gênero feminino no nascimento que se identificam como homens. Há também indivíduos que não se identificam através do sistema binário de gêneros.
O processo de transição frequentemente submete o indivíduo à inibição dos hormônios sexuais endógenos, com subsequente terapia com hormônio sexual cruzado visando desenvolver características sexuais secundárias. Este processo promove grande impacto na pele e no cabelo.

 

Mulheres transgênero
São regularmente submetidas à suplementação hormonal com estrogênios (especialmente estradiol) associados a um antiandrogênico (espironolactona ou inibidor da 5-alfa-redutase). O tratamento promove redução de pelos no corpo e redução da produção de sebo.
Indivíduos propensos à xerose (ressecamento) podem apresentar aumento de prurido e alterações eczematosas.
A depilação facial pode ser realizada com laser. Ter um rosto com características mais femininas é geralmente a prioridade entre as mulheres transgênero. Daí a necessidade de utilizar técnicas de harmonização facial.

Homens transgênero
São frequentemente submetidos à suplementação hormonal com testosterona, que promove aumento de pelos no corpo e aumento significativo da produção de sebo. Acne grave pode ser observada junto a esta população.
Os tratamentos de primeira linha para a acne induzida por testosterona são agentes tópicos e antibióticos orais, embora alguns indivíduos apresentem recomendação para o uso de isotretinoína.
A suplementação de testosterona pode causar queda de cabelo com padrão masculino, a qual pode ser tratada com minoxidil tópico, não interferindo com o tratamento hormonal. O uso de finasterida é controverso, pois pode bloquear o desenvolvimento de características sexuais secundárias desejadas.
O tratamento prioritário de transição entre homens transgêneros é a redução das mamas. Dermatologistas podem ser consultados quanto ao tratamento das cicatrizes pós-operatórias.

Dra. Ana Maria Pellegrini
CRM: 5253066-0
RQE: 04430