A data não poderia ser mais simbólica. Foi no dia 1° de junho, há 29 anos, que o Mania de Saúde publicou a sua primeira edição, trazendo, para Campos, uma nova forma de enxergar o mercado jornalístico e publicitário no interior fluminense, dando ênfase à medicina local, que sempre foi reconhecida como uma das mais prestigiadas da região. O que muitos talvez não saibam é que, nesta mesma data, é comemorado o Dia da Imprensa, efeméride criada para exaltar a memória do jornal “Correio Braziliense” e do jornalista Hipólito da Costa, visto como o pai da imprensa nacional por ter editado o primeiro jornal brasileiro, em 1808.
A semelhança reside também no fato de que ambos formaram um mensário – e foi esta característica que logo chamou a atenção dos leitores do Mania de Saúde, até então acostumados com os jornais diários da cidade, cuja cobertura se distinguia, em muito, do então jornal alternativo criado pelo jornalista e publicitário Sylvio Muniz.
Nascido em Campos, em 1945, Sylvio fez parte de uma geração que muito influenciaria o cotidiano da cidade. Depois de concluir os estudos na terra natal, onde se destacou como esportista e líder estudantil, ele rumou para o eixo Rio-São Paulo, onde despontou em diversos veículos de imprensa, com destaque para o jornal A Luta Democrática, de grande sucesso na época. Acompanhando in loco as grandes transformações vividas pelo país, Sylvio vislumbrou, no mercado paulistano, uma grande demanda por veículos segmentados, que tinham o diferencial de atender a um público mais seleto e, portanto, com maior assertividade.
Essa experiência resultou em publicações dirigidas para vários setores, entre eles o audiovisual (por meio de revistas como Vídeo News e Videomagia, que figuram entre as primeiras a abordar a explosão audiovisual e dos computadores no Brasil) e o automobilístico, com a revista Duas Rodas, voltada para motocicletas, uma das paixões de Sylvio. Não por acaso, foi ele um dos fundadores e o primeiro presidente eleito pelos motociclistas do Rio de Janeiro para a Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ).
A expertise adquirida por Sylvio ao editar publicações dirigidas, para ramos tão distintos, seria definidora para o projeto do Mania de Saúde, que começou a ser gestado quando de seu retorno à cidade. Foi nessa época que o publicitário, sempre antenado ao futuro, decidiu melhorar sua qualidade de vida e passou a dar mais atenção à alimentação. Porém a escassez de produtos naturais atiçou sua verve empreendedora, levando Sylvio a abrir o Natura, o primeiro estabelecimento dedicado a produtos naturais da cidade, ainda na década de 80, bem distante da onda de alimentação saudável que assistimos hoje.
Dali para o Mania de Saúde, portanto, foi um pulo. A vontade de fazer jornalismo e comunicar ao grande público a necessidade de cuidar do corpo e da mente, somada ao pioneirismo do Natura, fez com que Sylvio fundasse o Mania de Saúde, em 1991, dentro de um mercado também carente de divulgação de serviços médicos e de conteúdos que informassem as pessoas, de forma balizada e profunda, meios para alcançar uma melhor qualidade de vida.
Desde então, a atuação de Sylvio Muniz, junto com sua esposa, Andréa Muniz, resultou em um veículo diferenciado, fazendo com que o Mania de Saúde se incorporasse diretamente ao cotidiano de Campos e região, estabelecendo assim o seu primeiro grande pioneirismo: ter, até hoje, a maior tiragem para um veículo de seu segmento, alcançando a marca de 45 mil exemplares por mês, todos distribuídos de forma gratuita e dirigida.
Entre as grandes conquistas alcançadas ao longo desses anos, constam também a criação da edição Noroeste Fluminense, em 1995, mesmo ano em que o Mania de Saúde entrou para a história local ao se tornar o primeiro veículo em cores da região. A linha editorial diferenciada, somada a um grande apuro gráfico, fez com que o Mania de Saúde logo se tornasse um veículo popular (sem ser popularesco), alcançando um prestígio que, até hoje, é ressaltado por seus parceiros e leitores, criando outra marca que distingue o mensário: a fidelidade. Isso porque, desde o primeiro número, o Mania de Saúde firmou parcerias longevas, atestando sua credibilidade no mercado publicitário da região ao atender, como nenhum outro, às expectativas dos anunciantes.
Hoje dirigido por Andréa Muniz, o Mania de Saúde chegou a uma nova era, mantendo a mesma qualidade de sempre, mas reconfigurando suas páginas para o formato revista, que já era instintivamente sentido pelos leitores. Ao mesmo tempo em que se mantém como a principal referência de divulgação de produtos e serviços, liderando o mercado local, o Mania de Saúde também é sucesso nas redes sociais, onde expande ainda mais a comunicação com o seu público, consolidando como nunca a relação criada há 29 anos e que, a cada dia, se fortalece, tendo a certeza de que, no impresso ou nas redes sociais, o Mania de Saúde estará sempre ao seu lado.