Palavra da diretora
O Mania de Saúde chega aos 29 anos mantendo o mesmo nível de credibilidade pelo qual é reconhecido pelo público desde 1991. Como você enxerga, no dia a dia, esse prestígio alcançado pela revista? O que mais te chama atenção no retorno do público?
É muito gratificante dar continuidade a esse trabalho sério e ético implantado pelo nosso saudoso Sylvio Muniz, além de uma grande responsabilidade, né? Delego esse sucesso em primeiro lugar ao empenho de nossa equipe (foto), pois sem ela nada disso seria possível e, em consequência disso, o reconhecimento de nossos leitores e anunciantes, que validam todo esse processo. Isso que mais me chama a atenção no retorno do público. A importância do nosso trabalho em levar informação imparcial e independente à sociedade, servindo de referência no jornalismo de todo o interior do Estado do Rio de Janeiro como um “fenômeno”, termo utilizado por alguns anunciantes ao nos procurar e fazer referência ao retorno e credibilidade de um veículo impresso mediante a uma era digital. Daí o termo (risos).
Estamos vivendo uma das pandemias mais assustadoras da história. Como o Mania de Saúde se antecipou para atender os leitores e os parceiros nessa quarentena? Quais as estratégias que têm feito a diferença nesse momento desafiador?
Passado o choque de realidade do primeiro momento, tentamos focar no que é possível fazer para contornar essa fase de pandemia. Em relação ao nosso trabal
ho, utilizando um de nossos diferenciais enquanto periódico mensal segmentado na área da saúde, a nossa DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA e gratuita fez a grande diferença, pois reforçamos a distribuição nos prédios e condomínios residenciais, onde todos estão confinados e, mais do que nunca, precisando consumir conteúdo de qualidade. Firmamos também parcerias com algumas empresas que levam o nosso jornal a cada entrega e abrimos novos postos de distribuição, para que as pessoas tenham acesso ao nosso impresso. Mantivemos ainda a distribuição nos locais de praxe que estavam em funcionamento, além de reforçar nossos canais digitais com conteúdos exclusivos, privilegiando nossos anunciantes. Utilizando de todo cuidado necessário para seguir as recomendações de segurança.
E tivemos uma grande lição com tudo isso: o mundo mudou, a forma de trabalho mudou, as pessoas mudaram e, o quanto mais rápido tivermos a capacidade de nos adaptar, maior a chance de sobrevivermos a tudo isso. RESILIÊNCIA é a palavra da hora!
Ao longo desses anos, o Mania de Saúde colecionou uma quantidade expressiva de parcerias bastante duradouras, algo que não é muito comum no mercado publicitário, especialmente no interior. Como você enxerga esse ativo criado pela revista junto aos anunciantes? Qual o grande diferencial?
É uma grande honra ter parceiros de peso, empresas de grande musculatura e profissionais competentes como anunciantes. O nosso diferencial é o nosso DNA, comprometimento em trazer resultados e atendimento. Criamos soluções personalizadas para nossos parceiros, entendemos que PARCERIA é uma relação ganha-ganha e os nossos anunciantes vivenciam isso.
O Mania de Saúde também vem se destacando nas redes sociais, mantendo o pioneirismo que já marcara o impresso, um dos primeiros a abordar a chegada do mundo digital em nossa região. Como tem sido esse trabalho e qual sua avaliação sobre ele?
É bom lembrar que o Mania de Saúde foi o primeiro veículo de comunicação a ter um site, em 1995, criado pelo médico Dr. Afonso Freitas, auditor da Unimed Campos à época.
Minha avaliação, como eu disse na matéria “O cenário da comunicação tradicional e digital”, na edição de março desse ano, reitero: “o que se faz necessário é uma atenção dos profissionais de marketing e jornalismo para identificar o público-alvo de cada cliente para não massificar a comunicação como se tudo funcionasse para qualquer tipo de serviço ou produto” e isso já faz parte de nosso DNA, como disse anteriormente .
“A mídia impressa, assim como o marketing digital, tem seu lugar no cenário atual, com as características individuais de cada veículo especificamente. E, de forma harmônica, podem todos os tipos de mídia conviverem de forma pacífica entre si, entendendo os profissionais da área que a sobrevivência de cada setor se dará com a capacidade de focar no cliente e nos resultados que podemos proporcionar ao grande ator principal da cena. O consumidor”. Essa é a minha avaliação.
Que mensagem gostaria de deixar para os leitores e parceiros nesse momento?
Estaremos “Sempre ao seu lado!”. Nosso slogan nunca fez tanto sentido como nesse momento. Estamos todos juntos nessa e, de forma muito clara, nossos leitores e anunciantes vivenciam o verdadeiro sentido da palavra PARCERIA. Nossos leitores pela companhia de nosso impresso no aconchego de seus lares e nossos parceiros pelo resultado de nosso trabalho junto ao nosso público-alvo.