O Hemocentro Regional de Campos está reforçando o apelo por doações de sangue, que já estavam baixas e caíram ainda mais após a quarentena do novo coronavírus. Para manter os estoques em níveis aceitáveis, a unidade já vem adotando medidas como a captação em condomínios residenciais. “Nos dias de semana, a média diária caiu para 15 doações, quando o necessário para atender a região é de cerca de 70 por dia”, explica Rosângela Soares, assistente social do Hemocentro.
A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.
Além de pessoas que se submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves (como Doença Falciforme e Talassemia) possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Faça sua parte, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação. O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue. O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.
Com sua unidade móvel, o Hemocentro Regional de Campos tem realizado captações nos condomínios, compensando, em parte, a suspensão temporária do mesmo trabalho que é feito nos municípios da região, devido à Covid-19. O Hemocentro reforçou também as medidas de segurança, devido ao novo coronavírus. Por enquanto, as cirurgias eletivas seguem suspensas, devido à queda nas doações. Elas podem ser feitas das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para agendamento e dúvidas entrar em contato através do telefone (22) 981752599 ou por e-mail: hemohfm@ yahoo.com.br. O Hemocentro é anexo ao Hospital Ferreira Machado.